As cozinhas das 12 escolas do Turismo de Portugal vão poder ser usadas a partir desta terça-feira por empreendedores para desenvolverem produtos, no âmbito de um projeto apresentado esta manhã pela secretária de Estado do Turismo, em Lisboa. Em antecipação, Ana Mendes Godinho explicou à agência Lusa que a iniciativa ‘Open Kitchen Labs’, projeto apresentado esta terça-feira, cria uma “antecâmara de testes” usando recursos públicos e que são disponibilizados a todos.

“As escolas abrem as suas portas para as comunidades”, resumiu a governante, recordando que nas cozinhas os empreendedores podem reduzir “uma parte difícil no seu percurso, que muitas vezes é encontrar espaços para fazerem testes”.

Além das cozinhas, as escolas também vão permitir que sejam feitas marcações para os seus restaurantes, o que até aqui não era possível fazer.

A ideia dos ‘Open Kitchen Labs’ resultou do “permanente contágio e diálogo com as start ups”, que davam conta da dificuldade em encontrar espaços para experimentarem, relatou Ana Mendes Godinho. “É muito engraçado aprendermos com as dificuldades, e imensas startups sinalizavam estas dificuldades em testar produtos, em ter um espaço para conseguir, por exemplo, usar uma máquina de embalar ou máquina de cozedura”, notou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A governante referiu como estas empresas ligadas à inovação tinham como única alternativa solicitar aos proprietários o uso dos seus restaurantes, a meio da noite, quando estes estavam encerrados ao público.

Com o novo projeto, as escolas de turismo perceberam uma “forma de serem cada vez mais úteis para a comunidade, mas também de ganharem com a inovação”. “Estes novos produtos, estes novos empreendedores que vêm às escolas são também uma forma das escolas se obrigarem a inovar cada vez mais”, resumiu.

O ‘Open Kitchen Labs’ permite o uso das instalações e equipamentos das cozinhas e restaurantes das escolas para, além de testes, promover produtos e negócios, nomeadamente através de ‘workshops’, sessões de demonstração, organização de palestras e seminários.

O projeto permite também a divulgação e promoção das atividades através dos portais das escolas ou Facebook.