Há mais uma espécie animal em vias de extinção devido às drásticas alterações climáticas. O leopardo das neves, conhecido também por “fantasma das montanhas” por não se deixar ver nem fotografar facilmente, está em sérios riscos de desaparecer.

Os alertas soaram quando, através de câmaras especialmente colocadas em zonas do habitat natural do leopardos da neve para a elaboração de um documentário, se detetaram imagens tanto do leopardo das neves como do leopardo comum, num curto espaço de tempo.

Ora isto foi considerado alarmante para os investigadores porque, apesar de as duas espécies poderem conviver, o facto de se misturarem no mesmo habitat, pode levar à extinção do leopardo das neves. Em situações de escassez de alimentos, por exemplo, o leopardo comum é, por natureza, um animal mais agressivo e de estatura maior. Ou seja, num confronto direto, este levará a melhor sobre o “fantasma das montanhas”.

Ainda assim, apesar do pior cenário já ter sido mencionado, segundo o jornal El País, um dos responsáveis pelas imagens captadas, Byron Weckworth, assegura que ,”por enquanto,” o facto de as duas espécies viverem no mesmo habitat não é alarmante. No entanto avisa: “esta é a primeira vez que temos a prova documental, sabíamos que os leopardos das duas espécies há muito tempo convivem. Sem dúvida que podem coexistir, é necessário é que haja presas suficientes para as duas espécies. Se as presas reduzirem, por motivos de excesso de caça, aí sim, chegariam os problemas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O clima será o seu inimigo número um

O conflito que possa vir a existir entre as duas espécies de leopardos tem uma outra causa na origem: o clima, ou melhor, as alterações drásticas do mesmo. Segundo Byron Weckworth os leopardos das neves habitam, por norma, em zonas montanhosas muito altas, e “a subida das temperaturas fará com que a linha das árvores suba, que os bosques cresçam em lugares mais altos.”

Weckworth prossegue na sua explicação afirmando que, com a alteração das temperaturas, “os leopardos comuns avançarão com os bosques e a sua população via crescer, o que aumentará os conflitos entre as duas espécies. A perdida e fragmentação do seu habitat devido à mudança climática representa um perigo claro para os leopardos das neves.” Além de que o leopardo comum tem, por norma, uma estatura maior e são mais agressivos, em comparação ao leopardo das neves. E na luta pela sobrevivência o “fantasma das montanhas” perde a batalha contra o leopardo comum.

Estima-se que neste momento o número de animais desta espécie ronde apenas entre os 4 500 e os 10 mil estando espalhados por 12 países, com principal foco para a China onde habitam cerca de 65% do total desta população animal.