Primeiro foi Jamie Oliver, agora é Martín Berasategui. O rumor já circulava há algumas semanas no meio gastronómico mas carecia, ainda, de confirmação. Ela chegou ontem em entrevista ao jornal Expansión: o conceituadíssimo chefe basco pretende abrir um restaurante em Portugal ainda este ano.

E porque é que isto é notícia? Bom, trata-se apenas do chefe espanhol com mais estrelas Michelin no ativo. São nada mais nada menos que oito: Berasategui tem dois restaurantes com três estrelas Michelin (o seu homónimo, em Guipúzcoa, e o Lasarte, em Barcelona) e um com duas estrelas, o M.B no Abama Golf & Spa Resort, em Tenerife.

Ainda não se sabem grandes detalhes sobre o projeto português de Berasategui. Apenas que, em princípio, essa abertura ocorrerá em Lisboa e que o chefe até já estará a formar equipa. Ainda antes desta entrevista, o Observador tentou confirmar o rumor junto de Ane Berasategui, filha do chefe e responsável pela comunicação do grupo, que não o desmentiu, dizendo apenas que “não podia adiantar nenhuma informação por não haver nada confirmado”. O mesmo o fizeram outras pessoas alegadamente ligadas ao projeto.

Martín Berasategui, de 56 anos, é um dos nomes grandes da gastronomia espanhola e mundial. O seu império de restaurantes — ou, pelo menos, restaurantes a que está ligado de alguma forma — é extenso: compõem-no 13 casas, nove em Espanha, duas no México e mais duas na República Dominicana. E parece que não quer ficar por aí.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR