Um jovem casal foi acusado de planear um ataque terrorista em Sidney esta quarta-feira. Sameh Bayda e a mulher Alo-Bridget Namoa, ambos com 19 anos, já estavam sob custódia, acusados de recolher documentos suscetíveis de facilitar atos terroristas.
“As acusações desta quarta-feira seguem uma extensiva investigação dos agentes da unidade antiterrorismo da polícia estadual do estado Nova Gales do Sul e consultas contínuas com o departamento do Ministério Público da Commonwealth”, disse a polícia numa declaração.

Os acusados podem incorrer numa pena de prisão perpétua, acrescentou a polícia.

Bayda, que foi detido no início do ano passado com a sua mulher, também foi acusado de recolher documentos em árabe sobre como fabricar explosivos caseiros e realizar um esfaqueamento, informou a estação ABC, acrescentando que, numa mensagem de texto com Bayda, a mulher descreveu-os como os “Bonnie e Clyde islâmicos”.

Namoa, uma católica do Tonga convertida ao islão, foi acusada de posse de uma faca de caça e de uma bandeira islâmica, além de informação sobre como fabricar um detonador para um explosivo caseiro, entre outras acusações.

A Austrália elevou o seu alerta terrorista em setembro de 2014 e desde então reforçou a segurança e aprovou uma série de leis antiterroristas para evitar atentados no seu território.
Desde então a Austrália sofreu quatro ações violentas e frustrou outros 12 planos de atos terroristas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR