O líder de um dos principais partidos da oposição a Vladimir Putin, Alexei Navalny, foi condenado a pena de prisão de cinco anos com acusações de que terá desviado verbas de uma empresa de madeiras. Navalny, que lidera uma campanha anti-corrupção visando Vladimir Putin e os seus aliados, já tinha sido condenado na Rússia mas conseguiu este novo julgamento porque um recurso junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos considerou esse primeiro julgamento injusto.

Desta feita, Navalny recebeu a condenação mas garantiu que vai continuar a campanha para se candidatar às próximas presidenciais, em 2018. Segundo a BBC, não é claro se isso será ou não possível — existe na lei russa uma proibição de candidaturas a cargos públicos a quem tenha tido condenações nos últimos 10 anos e na Constituição há um impedimento a quem esteja fisicamente na prisão de concorrer a cargos públicos.

“Não aceitamos esta deliberação. Tenho todo o direito de participar na eleição e vou fazê-lo. Vou continuar a representar os interesses das pessoas que querem que a Rússia seja um país normal, honesto e não corrupto”, afirmou Alexei Navalny, na reação à sentença.

O opositor de Putin foi multado em 500 mil rublos, cerca de oito mil euros, na altura, mas o tribunal de Kirov condenou o político a pena de prisão. Navalny abriu em 2008 um blogue em que denunciava a corrupção que considerava existir nas grandes empresas russas, controladas pelo Kremlin. Para Navalny, que concorreu à Câmara de Moscovo e obteve, na altura, mais de um quarto dos votos, diz que o partido de Putin é um “conjunto de ladrões”. Foi condenado por desviar madeira de uma empresa local, num valor inferior a 500 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR