A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) adotou mais de 300 procedimentos inspetivos, depois de detetar mais de 500 irregularidades em matéria de segurança e saúde, foi divulgado esta quarta-feira.

Em janeiro, a ACT realizou 244 ações inspetivas em empresas que registaram acidentes de trabalho mortais ou graves em 2016 – principalmente no setor das indústrias transformadoras, construção e agricultura — e registou mais de 500 irregularidades em matéria de segurança e saúde no trabalho.

As irregularidades relacionaram-se, sobretudo, com “falta de informação e formação de trabalhadores em segurança e saúde no trabalho, segurança de máquinas e equipamentos, inexistência e insuficiente avaliação de riscos, falta de sinalização de segurança e meios de combate a incêndios”, lê-se no comunicado divulgado.

“Até ao momento, os inspetores do trabalho envolvidos nestas ações adotaram mais de 300 procedimentos inspetivos, estando a acompanhar todas as situações irregulares detetadas com o objetivo de promover a melhoria das condições de trabalho”, de acordo com a ACT.

Com os objetivos de sensibilização e informação, a ACT realizou ainda 120 sessões públicas de esclarecimento sobre “prevenção de acidentes de trabalho”, que envolveram mais de 1.200 destinatários, entre trabalhadores, empregadores e potenciais beneficiários — técnicos de segurança e médicos do trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR