Ivanka Trump, a filha do Presidente Trump foi uma dos cinco responsáveis (trustees) pelo fundo fiduciário onde está a fortuna das filhas de Rupert Murdoch. A notícia, divulgada esta quarta-feira pelo Financial Times, mostra as ligações familiares claras entre o Presidente dos EUA e a família Murdoch — o magnata dono do império que inclui a Fox News, canal televisivo em que Donald Trump tem aparecido em várias entrevistas e que não tem sido alvo das mesmas críticas de parcialidade, por parte de Trump, que canais como a CNN e a MSNBC.

As duas principais empresas de Murdoch são a 21st Century Fox, ligada ao cinema e entretenimento, e a News Corporation, dona da Fox News, do The Wall Street Journal e o britânico The Sun.

Rupert Murdoch tem duas filhas de um casamento anterior com Wendi Deng: Grace, com 15 anos, e Chloe, com 13. Ainda são menores de idade, portanto, mas à sua espera têm uma fortuna que está a ser gerida por um fundo fiduciário. Nas duas grandes empresas detidas por Rupert Murdoch, as filhas têm uma participação avaliada em cerca de 300 milhões de dólares. Mas são, também, herdeiras de participações em empresas do magnata avaliadas em mais dois mil milhões de dólares.

Há cinco pessoas a gerir o fundo — são os chamados trustees — e Ivanka já foi uma delas, por vários anos, diz o FT. A filha de Donald Trump abandonou o lugar a 28 de dezembro, mês e meio depois de o pai ter vencido as eleições e três semanas antes de tomar posse.

Ivanka não tem cargo na Casa Branca mas o seu marido, Jared Kushner, é um dos principais conselheiros de Trump. Apesar de não ter cargo oficial, recorda o Financial Times, Ivanka participou numa reunião na Casa Branca com vários executivos de topo como os presidentes da General Motors, da gestora de ativos Blackstone e do banco JPMorgan Chase. A revista The New York Times noticiou que Kushner e Ivanka estiveram separados em 2008 mas foi Murdoch e a ex-mulher que ajudaram a reparar a relação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR