O presidente do Congresso de Deputados do Brasil, Rodrigo Maia, e o seu homólogo venezuelano, Julio Borges, anunciaram esta quarta-feira que vão promover um encontro com outros parlamentares latino-americanos face ao “autoritarismo” do Governo do Presidente venezuelano Nicolas Maduro.

“O presidente da Assembleia [câmara baixa da Venezuela] informou a gravidade da situação no seu país, que despertou preocupações aos democratas de toda a América Latina“, disse Rodrigo Maia durante uma conferência de imprensa citada pela agência Efe.

Vamos promover um debate regional com parlamentares para ajudar a Venezuela a restaurar a sua democracia”, acrescentou.

Rodrigo Maia, que integra a base de apoio político do Governo do Presidente Michel Temer, também expressou o seu “protesto” face às decisões das autoridades venezuelanas, que impediram viagens de deputados para o exterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente do parlamento venezuelano, por seu lado, expressou a sua preocupação por as autoridades eleitorais do seu país, não terem ainda anunciado as datas exatas das eleições para governadores e prefeitos, a realizar este ano.

Rodrigo Maia disse que todas estas questões serão tratadas no encontro de parlamentares da América Latina, que visa organizar os “parlamentos democráticos” da região.

Julio Borges vai ser ainda recebido pelo presidente do Senado (câmara alta parlamentar do Brasil), Eunício Oliveira, e pelo chefe da diplomacia brasileira, José Serra.

O parlamentar venezuelano chegou a Brasília um dia depois que o Governo de Nicolás Maduro ter rejeitado um donativo de medicamentos que o Brasil estava disposto a enviar à Venezuela.