É na madrugada de sexta-feira para sábado que a sombra da Terra irá escurecer ligeiramente a Lua. Este é o primeiro eclipse do ano de 2017. A segunda Lua Cheia deste inverno virá acompanhada, nas primeiras horas de 11 de fevereiro, com o movimento em que a Terra fica entre o sol e da lua e, por sua vez, projeta a sua sombra para este satélite, conta o jornal espanhol ABC.

Este eclipse, porém, não será total, mas sim parcial. A Terra apenas projeta a sua sombra de uma forma difusa e, por isso, escurece apenas de forma subtil, bastante diferente daquele que acontece quando todo o satélite fica oculto e no escuro. Este eclipse poderá ser visto na América do Norte e Sul, na Europa, África e Ásia – com exceção do extremo oriental, explica o ABC. Segundo a NASA, a Oceânia já não poderá ver o fenómeno.

A sombra da Terra começará a projetar-se a partir das 22h34 desta sexta-feira, alcançará o seu máximo por volta das 23h44 e terminará por volta da 1h53 desábado. Ao todo, demorará cerca de quatro horas e 19 minutos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR