O ministro da Defesa defendeu, esta quinta-feira, que as indústrias da defesa são uma opção de estratégia “absolutamente fundamental”, reforçando a ideia de que seria “criminoso” que o Brasil e Portugal não aproveitassem o que os une também nesta área.

Numa altura em que a União Europeia atravessa uma fase estimulante, vamos dizer assim, há uma coisa em que todos concordamos: as indústrias da defesa de duplo uso são uma opção estratégia absolutamente fundamental”, disse Azeredo Lopes que participava na abertura do I Diálogo entre as Indústrias de Defesa de Portugal e do Brasil, no Porto.

O ministro lembrou que no passado foi aprovada a nova estratégia global da União Europeia que, disse, “pela primeira vez projeta a organização para a esfera da Defesa e da indústria de Defesa”.

E, de seguida, estabeleceu uma ponte entre as resoluções da UE na área da defesa e aquilo que já une Portugal e o Brasil, nomeadamente o acordo assinado em 2010 que se concretizou, através da empresa de aeronáutica brasileira Embraer, que tem filiais em Évora, no desenvolvimento de um modelo de uma aeronave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“[Conseguiu-se] 1.500 dias depois uma estrutura de engenharia aeronáutica de ponta (…). Os dois países demonstraram que, também através do tecido criativo, conseguiam falar para além das palavras de circunstância. Conseguiam criar riqueza, conseguiram criar um modelo de aeronave que pede meças em relação aqueles que tradicionalmente eram considerados como de ponta ou sofisticados”, disse o ministro da Defesa português.

Perante uma plateia de agentes ligados à área da defesa, mas também de empresários e investigadores portugueses e brasileiros e depois de terem discursado o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, bem como o ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, Azeredo Lopes referiu que Portugal é “atrativo por várias razões”, desde logo porque é “o quinto país mais passivo do mundo”, acrescentando as potencialidades como “país europeu”.

“Talvez ignoremos como a circunstância do ‘Brexit’ e outras turbulências transatlânticas que não importa desenvolver podem transformar este espaço num espaço de investimento e de plataforma como há poucos por essa Europa fora”, reforçou em jeito de convite ao Brasil para que não ignore este potencial.

“Partilhamos a cultura, a língua. Somos democracias. Partilhamos a história. Seria criminoso deixarmos isto de lado mais uma vez”, vincou.

Para o governante “o desenvolvimento de uma indústria de defesa assenta numa ideia muito positiva” porque se trata “daquilo que tem duplo uso”, logo que pode juntar o têxtil com a nanotecnologia e trazer consigo um investimento que obriga a ser excelente e competitivo.

“O mercado brasileiro é muito grande mas nenhum país, nem mesmo o Brasil, pode viver em autarcia, pode deixar de olhar para o lado e de estabelecer parcerias, pode recusar a oportunidade de num determinado país poder encontrar fintes de financiamento quer a fundo perdido, quer em condições favoráveis”, defendeu Azeredo Lopes.

O ministro foi então ao encontro do que o seu homólogo tinha referido na intervenção anterior e juntou, em termos de oportunidades, à indústria aeronáutica a área naval.

“Estamos a falar da intervenção futura do Banco Europeu de Investimentos, é de planos de atração de investimentos e do robustecimento da indústria de defesa que apostam na dimensão bi ou multinacional”, concluiu.