“O Marcelo não anda por aí?”, perguntou a certa altura o funcionário de uma das empresas alojadas no novo District Offices & Lifestyle, ao ver uma comitiva generosa, seguida por fotógrafos e repórteres de imagem. Não, o presidente da República não esteve na inauguração do novo centro empresarial do Porto, que aconteceu esta quinta-feira, após alguns atrasos nas obras. O presidente da Câmara, sim, para aplaudir a instalação de pequenos negócios e empresas, lojas e restaurantes no edifício de estilo neoclássico do século XVIII, e para cortar a fita. Depois de o Governo Civil do Porto e da PSP terem mudado de morada, o edifício foi todo recuperado. Abre-se agora à cidade.

A primeira tentação da Endutex era fazer um hotel“, confessou o presidente do conselho de administração do grupo empresarial, ligado ao têxtil e aos hotéis Moov. A localização é apetecível para o turismo, na Rua Augusto Rosa, mesmo ao lado do Teatro Nacional São João e da Praça da Batalha. Mas André Ferreira, presidente executivo, convenceu-o a investir num projeto de cowork. 3,6 milhões de euros de investimento depois (dois milhões só para obras), os cinco pisos cheiram a novo, com os tetos de um branco imaculado e as paredes ora em pedra, ora em azulejo. Nem todos os azulejos puderam ser recuperados, nem os relevos nos tetos.

A inauguração, marcada para o final da tarde desta quinta-feira, foi muito concorrida. © Filipa Brito / CMP

Ao todo são cerca de seis mil metros quadrados, divididos por 58 espaços para escritórios, nove para cafés e restaurantes e mais de 15 para comércio. Uma das salas é para cowork (zona de trabalho partilhado), as restantes estão já ocupadas pelas mais diversas empresas, desde informática a design, passando por moda e joalharia, gabinetes de arquitetura, marketing, consultoras financeiras, agências imobiliárias e até um cabeleireiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As empresas partilham entre si as salas de reunião, uma sala para eventos, um anfiteatro e um centro de cópias, todos disponíveis para serem alugados por interessados externos, a partir de 10€ por hora. Seja para eventos privados, workshops ou exposições de arte. Exclusivo para os ocupantes do District é a ampla sala de convívio, a copa e um sala de jogos, com uma mesa de matraquilhos, uma máquina de jogos arcade e outra de pinball — para libertar o stress acumulado.

A marca de sapatos portuguesa Guava, com os seus saltos geométricos, abriu um showroom no District. © Divulgação

As lojas funcionam das 12h às 20h, exceto os showrooms das empresas ali instaladas, com horário próprio. Ainda há dois espaços comerciais disponíveis para arrendamento e a duração vai de pop-up a longa duração. A L’Bouvardia, por exemplo, apresenta-se como uma loja de “roupa moderna, versátil e diferente”. A Life Urban Store dedica-se aos acessórios de moda. Bag é uma marca italiana que trabalha com materiais leves e que produz bolsas e acessórios personalizados. Já a Guava é uma criação da designer Inês Caleiro, dedicada aos sapatos de luxo inspirados em formas geométricas e em peças arquitetónicas.

Os restaurantes abrem em março, mas o Maria Café já alimenta todos os que por ali passam diariamente. Em breve chegarão o histórico Pinguim Café, que vai servir cocktails, a hamburgueria Burguers&Co, o sushi do JAPO, com a mestria do chef Ruy Leão (Shiko), o restaurante Português de Raça, especializado em cortes de carne de alta qualidade e francesinhas, a cafetaria Segafredo, as batatas fritas da Walkin’Chips, crepes e gelados da Maria Palito e, por fim, o Wine@District, um bar com vinho a copo e tapas, pensado para “relaxar após um dia intenso de trabalho”.

“O espaço é fantástico, apetece-me vir para aqui trabalhar”, brincou Rui Moreira, após a visita guiada. Se o presidente quiser alugar um espaço de trabalho, vai ter de aguardar algum tempo. De momento há 40 empresas na fila, à espera de uma vaga.

Alguns azulejos conseguiram manter-se no edifício, após as obras. © WWW.NUMO.PT