O Facebook já não é uma surpresa aparecer no topo destes estudos sobre as aplicações que mais afetam a performance e a bateria dos smartphones. No entanto, existem apps de entretenimento e de comunicação que, apesar de não terem um impacto fora do normal quando estão a ser executadas, conseguem prejudicar em muito a performance do dispositivo por estarem em segundo plano.

O relatório Avast Android App Performance & Trend reuniu informações de mais de três milhares de milhões de utilizadores Android de todo o mundo, através de dados recolhidos anonimamente entre julho e setembro de 2016. E divulgou quais são as aplicações que conseguem ter um maior impacto (no gasto de bateria e ocupação de memória) para os smartphones deste sistema.

As 10 aplicações que mais afetam a performance…

… que iniciam com o dispositivo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem grandes surpresas, o Facebook lidera a lista provocando o maior impacto no desempenho do smartphone. A aplicação é pesada e consome muitos recursos para funcionar em plenas condições, no entanto, é uma surpresa encontrar a aplicação musical.ly em segundo lugar.

Para quem não conhece, a musical.ly é uma plataforma que permite criar pequenos vídeos das pessoas a fazer playback de músicas ou frases engraçadas. Durante os testes, a aplicação esgotou a bateria de um Galaxy S6 em apenas duas horas. Ao ver 25 clips na aplicação, que demora poucos minutos, a bateria desceu 11% e foram utilizados mais de 100MB de dados móveis.

Aplicações simples, como a do Daily Mail ou do ynet (ambos meios de comunicação), entram nesta lista devido aos recursos gastos com as notificações que obrigam a uma constante troca de informação. Apesar da empresa já não produzir smartphones, ainda existe uma grande quantidade de utilizadores do BBM, o serviço de mensagens da BlackBerry.

… ao serem utilizadas

Os valores mudam em comparação com a primeira tabela quando se trata de recursos necessários para o utilizador correr as aplicações. O Snapchat é o líder da tabela neste sector com um grande desgaste associado ao facto de ser uma aplicação que utiliza constantemente a câmara e ainda recorre a um grande poder de processamento para executar as famosas máscaras de reconhecimento facial.

Também o serviço de streaming de música Spotify aparece no topo da lista devido à grande quantidade de dados que precisa de trocar, constantemente, com o servidor.

O terceiro lugar está ocupado pela Wattpad, uma aplicação que parece básica mas consome muitos recursos ao estar constantemente a procurar por novas histórias dos utilizadores e a receber notificações.

O facto de a Google Sheets aparecer nesta lista surpreende, pela negativa, uma vez que uma simples tabela consegue puxar pelo CPU de um Galaxy S6 ao ponto de o aparelho ter dificuldades em abrir o documento. A aplicação chega mesmo a provocar algum aquecimento no dispositivo ao percorrer uma grelha ou ao editar algo.

Os testes foram baseados no consumo de bateria, de armazenamento e de dados gastos por cada aplicação.