Um ataque aéreo levado a cabo pelas forças militares russas no norte da Síria resultou, esta quinta-feira, na morte acidental de três soldados turcos. Outros 11 ficaram feridos. A informação foi avançada pelo exército turco e entretanto confirmada por Moscovo. O Presidente Vladimir Putin já telefonou ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, a pedir desculpa e a enviar condolências.

Os russos bombardearam, por engano, um edifício onde estavam alojados os militares turcos, perto de al-Bab, uma cidade controlada pelos terroristas do Estado Islâmico, no norte da Síria.

Em comunicado, o Kremlin avança que Putin já ligou a Erdogan a “expressar condolências pelo trágico incidente que resultou na morte de várias tropas turcas na área de al-Bab”. Segundo a Reuters, Putin explicou a Erdogan que se tratou de um problema de coordenação. Ainda de acordo com o mesmo documento, citado pela imprensa internacional, os dois líderes concordaram em “aumentar a cooperação militar durante as operações na Síria contra militantes do Estado Islâmico e outras organizações extremistas”.

Lembre-se que há dois anos a Turquia derrubou um jato russo perto da fronteira síria. A Rússia é um aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia os rebeldes que se opõem a ele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR