Na noite de esta sexta-feira, mais de 384 mil quilómetros acima dos nossos olhos, algo de especial vai acontecer no céu. O nosso satélite natural vai entrar em fase de Lua Cheia exatamente ao mesmo tempo que nos brinda com um eclipse parcial penumbral, que vamos poder ver de uma ponta à outra em Portugal, entre as 22h34 e as 02h53 da manhã. Mas logo que a Lua volte a brilhar em toda a sua plenitude, não tire os olhos do céu: um cometa com a cauda esverdeada vai rasgar o céu noturno nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira para sábado e vai ser visível com um telescópio ou binóculo ‘normal’. Só uma coisa pode estragar estes planos.

Vamos às boas notícias primeiro. O facto de a Lua estar cheia não representa nada de extraordinário, visto que é natural vermos a nossa irmã espacial completamente iluminada uma vez por mês. Isso acontece quando, na sua rotação em redor da Terra, a terra fica no caminho entre a Lua e o Sol. A luz da nossa estrela ilumina completamente a face visível da Lua, que reflete a luz de volta para a Terra. É um espetáculo que oferece sempre fotos especiais e que este mês pode ainda ser mais apreciado nos países mais frios: chamam-lhe Lua de Neve por acontecer exatamente na altura do ano em que mais costuma nevar e permitir imagens extraordinárias.

Mas desta vez, a Lua de Neve será ainda mais especial: vai haver um eclipse penumbral, isto é, a Lua vai passar pela penumbra da Terra e o seu brilho vai ser parcialmente diminuído até quase às três da manhã. Os eclipses lunares só podem acontecer em noites de Lua Cheia, mas como nem todas as Luas Cheias produzem um eclipse, esta merece um olhar mais atento. Até porque é apenas o espetáculo inicial para outro mais raro: a passagem do cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, cuja cauda é verde e que vai estar no ponto mais próximo à Terra dos últimos 30 anos. Mas prepare-se: não vai ser visível a olho nu. O melhor é começar à procura dos binóculos e a montar o telescópio arrumados num qualquer canto.

Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova. Créditos: Amateur Astronomers Association of New York City.

Ou então não. Porque agora somos obrigados a contar-lhe as más notícias: a previsão meteorológica não está favorável aos apaixonados pelo céu. Há indicações de chuva durante o fim de semana — e também de frio. Por isso, nem o seu casaco mais quente nem o mais fiel chapéu de chuva será suficiente para soprar as nuvens para o lado e olhar com atenção para cima. Mas nunca se sabe. Numa aberta, pode deparar-se com um espetáculo sempre fascinante. Mesmo para os que não têm paixão pelo mundo das estrelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR