Há dias difíceis e os últimos não foram fáceis para a Tesla de Elon Musk. Numa fase em que a marca se prepara para avançar com a produção dos primeiros protótipos do Model 3, o modelo de que o construtor depende para viabilizar todo o investimento realizado até agora, eis que a Adidas vem exigir que o fabricante de automóveis eléctricos altere o símbolo daquele que será o seu modelo mais vendido.

O Model 3 é decisivo para a Tesla, por ser aquele que lhe vai permitir atingir volumes de vendas mais generosos e ultrapassar a fasquia das 500.000 unidades de produção anual, a meta para todo o projecto se tornar rentável, segundo Elon Musk. Com um preço de 35.000 dólares, qualquer coisa como 33.000€, o Model 3 custará cerca de metade do que o Model S ou o Model X mais acessíveis, o que fará disparar o número de potenciais clientes que a ele terão acesso.

Desde o início, o Model 3 foi associado a um logótipo em que o 3 não surgia como numeral, mas sim como um conjunto de três barras horizontais e sobrepostas, à semelhança do que acontece com o “E” da Tesla, no emblema da marca. Aliás, o pedido formal de registo foi apresentado em Março de 2016, ainda antes da apresentação do modelo ao público.

O registo do logótipo com as três barras horizontais foi realizado pela Tesla em Março de 2016, ainda antes da apresentação oficial do modelo

Toda a comunicação foi realizada desta forma e tudo correu bem. Até agora. Numa fase em que a pré-produção do modelo se inicia (processo de afinação dos equipamentos de fabrico e de montagem, controlo de qualidade, etc.), para depois entrar em cadência normal no dia 1 de Julho – estando prevista uma penalização aos empregados, caso esta data não seja cumprida –, eis que a Adidas apresentou uma reclamação formal, exigindo que as três barras horizontais ou verticais sejam um exclusivo da sua marca de roupas e equipamentos desportivos.

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O velho e o novo logótipo do Model 3

O transtorno para a Tesla é por demais evidente, pois toda a documentação estava já impressa com o logótipo das três barras e a comunicação com os clientes – e já foram encomendados mais de 400.000 Model 3 – sempre recorreu a esse emblema. Mas após a reclamação da Adidas dar entrada no departamento de registo de patentes americano, no início de Fevereiro, devido ao que a marca alemã entende ser um excesso de semelhanças entre os dois símbolos, rapidamente Elon Musk ordenou que o logo com as três barras fosse abandonado e substituído de imediato pelo numeral 3. E a prova é que já não é possível encontrar nos sites da marca o símbolo anterior.

Como sempre através do Twitter, Elon Musk esclarece os fãs em relação à nova denominação do Model 3

Se a questão com o logótipo está resolvida, com a produção do Tesla “baratinho” parece estar tudo bem encaminhado para que as primeiras unidades sejam entregues, a partir de meados de 2018, aos clientes que as encomendaram e pagaram 1.000 dólares de sinal.