Depois de Portugal (continental) ter sido protagonista da recente moda de vídeos numa luta pela atenção do Presidente norte-americano, Donald Trump, e da Madeira também ter mostrado o que de melhor o arquipélago tem para oferecer, eis que surge agora o vídeo dedicado aos Açores.

O vídeo começa com um pedido de desculpas por parte do narrador a Trump porque não consegue imitar a sua forma peculiar de falar. No seguimento do pedido de desculpas a primeira ‘farpa’ é lançada numa clara referência ao muro que tanto Donald Trump quer erguer na fronteira com o México.

“Lamento imenso por não saber imitar a sua voz ou a forma como fala, mas eu faço uma ótima imitação do som que um muro faz! Você vai adorar, veja lá…”, afirma o narrador seguindo-se uns segundos de silêncio.

As montanhas do arquipélago são motivo de orgulho para os açorianos e claro, não podiam ficar de fora do vídeo. Numa escala de 1 a 10 elas são tão grandes quanto… o ego de Donald Trump: “para lhe dar uma noção da escala, numa escala de 1 a 10, elas são quase do tamanho do seu ego! É enorme, é incrível!”. O narrador, claro, não deixou de fora as referências às famosas palavras que tanto Trump usa como “huge” ou “incredible”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Claro que a referência às vacas que habitam nas ilhas – que são até mais do que o total de população da ilha – foi mencionada e o sotaque açoriano também não é deixado de fora, onde o compraram, inclusive, ao sotaque de Melania Trump. E, claro, a base militar norte-americana, nas Lajes, situada na Ilha terceira também não foi esquecida nem as largadas de toiros à corda pelas ruas açorianas.

Mas se o mote do vídeo é Açores em segundo e a América em primeiro, no fim, é deixada uma ideia contrária que circulas pelas ruas de São Miguel: “Açores second o caraças! A gente sêrimos mas é os primeiros, meu grande tatã.”

São quase seis minutos de referências aos Açores, onde o arquipélago é um palco de numerosas críticas e piadas a Donald Trump. Veja o vídeo em baixo, e acredite, “it’s huge”.