A visita do Papa Francisco a Portugal, no próximo mês de Maio, não irá durar mais de 24 horas, mas a agenda será intensa. O programa, que a Rádio Renascença revela hoje, indica que o Papa irá sair de Roma num voo da Alitalia para aterrar na base aérea de Monte Real às 16h00 de 12 de Maio, iniciando logo os seus compromissos até à partida, prevista para a tarde do dia seguinte.

De acordo com a notícia da Renascença, o líder da Igreja Católica sairá de Monte Real num helicóptero que o levará até Fátima, onde está previsto chegar pelas 18h00 no campo de futebol, como sucedeu em visitas anteriores. Fará depois um percurso de três quilómetros no papamóvel até ao Santuário de Fátima, onde terá o primeiro contacto com os populares que já estarão presentes no espaço religioso. Embora não se trate de uma visita de Estado, o Papa será recebido em Monte Real por altas figuras do Estado e todos os encontros que se seguirão são de caráter privado. Chegado ao Santuário de Fátima, o programa prevê que a primeira paragem seja na Capelinha das Aparições, onde está previsto ficar em oração, momento esse que assinala o início oficial das peregrinações que celebram o Centenário das Aparições. O Papa recolhe depois à Casa Nossa Senhora do Carmo, onde ficará alojado e fará as suas refeições.

A noite de 12 de Maio será o ponto alto da visita do Papa Francisco: preside ao terço e à procissão das velas, mas não fica para a missa da noite, pois, segundo a equipa do Vaticano que organiza a viagem, citada pela RR, a essa hora já está a fazer uma grande noitada e tem de descansar para que se possa levantar pelas 4h30 para as primeiras orações da manhã. No dia 13 de Maio, a missa solene é presidida pelo Papa, que é a razão principal da sua visita. Mais tarde, almoça com os bispos, seguindo-se o regresso à base de Monte Real de onde regressa a Roma num voo da TAP. É a segunda vez que um Papa entra diretamente em Portugal, sem passar por Lisboa.

Recorde-se que o Papa Francisco vem a Portugal em maio de 2017 para presidir às celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Entre as expectativas da Igreja portuguesa para a visita já estavam as possíveis novidades nos processos de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, e no processo de beatificação da irmã Lúcia, que o Vaticano terá aprovado entretanto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR