Anteriormente conhecida como Atieva, depois de ter sido constituída por ex-funcionários da Tesla e da Oracle, a startup sedeada em Silicon Valley e entretanto renomeada Lucid Motors acaba de libertar o primeiro vídeo daquele que será o seu primeiro modelo: um sedan exclusivamente eléctrico, a que deu o nome de Air. E que, apesar do significado algo etéreo do nome, promete garra e poder suficientes para fazer frente a rivais como a Tesla e o seu Model S.

Depois da divulgação das primeiras imagens oficiais, em Dezembro último, a empresa norte-americana decidiu agora mostrar o carro em movimento, através de filmagens feitas na área da Baía de S. Francisco e junto ao estuário de San Pablo, no norte da Califórnia, Estados Unidos da América. Confirmando, assim, que o projecto continua em andamento e que, caso os prazos já divulgados venham mesmo a ser cumpridos, o Air passará à produção já no início de 2018, numa nova fábrica que a Lucid Motors possuirá em Casa Grande, no Arizona.

30 fotos

De linhas audaciosas e futuristas, o Air destaca-se por prometer muito espaço interior e por estar repleto de tecnologia vanguardista. A começar por um sistema de propulsão eléctrico que anuncia 1.000 cv de potência, graças à utilização de um pack de baterias de 100 kWh. Ou seja, a mesma capacidade das baterias do Tesla Model S P100D. No entanto, a Lucid Motors também refere que, caso o cliente assim o deseje, opcionalmente o Air pode ser equipado com um conjunto de baterias mais potente, com uma capacidade de 130 kWh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o pack inicial, o Air reclama uma capacidade de aceleração das 0 às 60 milhas por hora (0-96 km/h) em apenas 2,5 segundos (o mesmo do Model S P100D), além de uma autonomia superior a 643 km, com uma só carga. Isto, contra os 613 km anunciados pelo Tesla mais rápido.

8 fotos

“Um motor de 1.000 cv, a propulsão exclusivamente eléctrica e uma suspensão concebida em prol da performance fazem do Air um excelente carro para conduzir”, afirma a Lucid Motors, salientando ainda que “o habitáculo de design inovador proporciona bastante espaço, numa carroçaria de dimensões médias”. Atributo que o torna “perfeito para a condução em cidade”, ao mesmo tempo que “o avançado sistema UX mantém os ocupantes permanentemente informados e envolvidos durante toda a viagem”.

Mãos à obra

Em breve, a startup deverá começar a contratar trabalhadores, aos quais caberá a responsabilidade de, já no próximo ano, dar início à construção do seu primeiro modelo, inicialmente numa média de 20 mil unidades por ano. Contudo, a Lucid Motors também revela que, em 2020, espera empregar cerca de 2.000 trabalhadores, de forma a assegurar uma capacidade de produção a rondar os 130.000 carros por ano.

Na supervisão, como director de Produção, a marca conta com Brian Barron, engenheiro eléctrico que durante 18 anos foi o responsável pelo lançamento (dentro dos prazos) de vários modelos da BMW, além de ter tido a seu cargo diversas áreas do fabricante de Munique, tanto na Carolina do Sul (EUA), como na Alemanha.