É minimamente consensual reconhecer ter cabido à Nissan a criação do segmento dos chamados crossover quando, a 16 de Janeiro de 2007, lançou a primeira geração do Qashqai. Desde então, o best-seller nipónico é o líder crónico do segmento que mais cresce em diversos pontos do globo, incluindo Portugal, tendo já vendido mais de 3,3 milhões de unidades em todo o mundo, 2,3 milhões das quais no Velho Continente.

[jwplatform VOwEFizm]

Para celebrar a efeméride, a Nissan decidiu criar uma edição especial de aniversário do Qashqai, de que em Portugal estarão disponíveis 200 exemplares, com todos os motores da gama. Proposto a partir de 24.225€, o Qashqai 10 Year Anniversary oferece, desde logo, um equipamento enriquecido, que constitui uma poupança para os seus compradores na ordem dos 3.500€.

Mas não só. Não faltam, também, aqueles elementos distintivos que uma proposta deste género não podia deixar de incluir. No exterior, marcam a diferença as caixas dos espelhos retrovisores e os frisos nos pára-choques dianteiro e traseiro a imitar carbono, assim como o emblema 10 Year Anniversary alusivo à efeméride. No habitáculo, lá estão a placa numerada, as embaladeiras com a inscrição 10 Year Anniversary gravada e a caixa personalizada em que é entregue a chave do veículo e, ainda, o respectivo porta-chaves, também ele, numerado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Qashqai em números

[jwplatform hbuGAbzO]

Ao longo de uma década, foram vários os feitos alcançados pelo Qashqai, assim como as curiosidades que rodeiam esta referência incontornável do sector automóvel contemporâneo. Conheça melhor os 10 anos de vida do modelo, através de algumas cifras que ilustram bem o seu domínio num segmento em franca e constante expansão.

3,3 milhões Número de Qashqai vendidos a nível global desde o seu lançamento, em 2007
2,3 milhões Número de Qashqai vendidos na Europa no mesmo período
75.000 Testes de “garantia de qualidade contínua” realizados no Qashqai desde 2007
45.000 Estimativa dos postos de trabalho suportados pelo Qashqai na Europa
2.708 Número de peças presentes no Qashqai de segunda (e actual) geração
600 Número de dias que o sistema áudio foi utilizado no volume máximo, para assegurar a respectiva qualidade sonora ao longo da vida útil do automóvel
226 Número de empresas que fornecem peças para o actual Qashqai
99 Número de países em que o Qashqai é actualmente vendido
81 Prémios atribuídos ao Qashqai nos últimos 10 anos
62 Segundos é o tempo necessário para um novo Qashqai sair da linha de produção da fábrica de Sunderland, no Reino Unido
21 Meses: tempo que demorou a segunda geração do Qashqai a vender 500 mil unidades, o mais curto de sempre para um automóvel fabricado no Reino Unido desde 2007
19 Número de países em que o Qashqai foi considerado “Automóvel do Ano”
10 Número de anos que passaram desde o lançamento do Qashqai original
5 São cinco as variantes do modelo vendidas até hoje: Qashqai da primeira geração (2007); Qashqai+2 (2008, com sete lugares); restyling do Qashqai (2010); restyling do Qashqai+2 (2010); Qashqai de segunda geração (2014)
1 Foi o primeiro dos crossover. O Qashqai é pioneiro num segmento que continua a liderar a nível europeu