788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Acidente na A1 - maioria da equipa feminina de Andebol já está em casa

Este artigo tem mais de 5 anos

Um autocarro que seguia na A1, sentido Lisboa-Porto, despistou-se. No interior estava uma equipa de andebol feminina que ia jogar na cidade nortenha. Há 23 vítimas mas a maioria já está em casa

A maioria das atletas, dirigentes e treinadores do Passos Manuel envolvidos esta manhã no capotamento de um autocarro na A1 “já se encontra em casa” e os que aguardam alta hospitalar “encontram-se bem”, informou o clube através de uma mensagem colocada na rede social Facebook.

“Agora é recuperar as mazelas físicas que felizmente não são de extrema gravidade e sobretudo superar psicologicamente este traumatizante acontecimento”, lê-se ainda.

Anteriormente, o clube de andebol tinha informado que cinco das pessoas acidentadas tinham regressado a casa, enquanto 14 seguiram para os hospitais de Santarém, Santa Maria (Lisboa) e de Vila Franca de Xira.

Um autocarro que transportava uma equipa de andebol feminina despistou-se esta manhã na A1, avançou o canal de televisão SIC. O veículo circulava no sentido Lisboa-Porto, sendo que o acidente aconteceu perto de Aveiras de Cima. Mais de três horas depois do acidente, a circulação rodoviária na autoestrada reabriu.

Ao todo, segundo o que o Observador conseguiu apurar, há 27 vítimas a registar: 20 seguiam no autocarro, enquanto as outras sete deslocavam-se em dois veículos ligeiros. Há 26 feridos leves e um ferido grave. Todas as pessoas envolvidas no acidente foram transportadas para os hospitais de Santarém, Santa Maria ou São José.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civi, chegaram a ser deslocados 112 operacionais e 50 viaturas.

O acidente, que resultou de uma colisão entre um veículo pesado e dois ligeiros, aconteceu às 11h22 e condicionou durante mais de três horas a circulação nos dois sentidos na autoestrada número 1, junto ao quilómetro 78. De acordo com a agência Lusa, que cita fonte do Comando Geral da GNR, o autocarro que circulava no sentido sul-norte passou para a faixa contrária.

A bordo seguiam 20 pessoas, sendo que todas as jogadoras terão saído do veículo pelo próprio pé, tal como indicou o repórter Carlos Alberto Alves, da Rádio Iris de Samora Correia, à SIC. Segundo consta, apenas o treinador terá ficado imobilizado.

No autocarro seguia uma equipa sénior de andebol, a participar no campeonato nacional da primeira divisão, que partiu de Lisboa com destino ao Porto, onde ia competir com o Académico FC. Da equipa feminina fazem parte jovens entre os 18 e os 30 anos, sensivelmente.

Em declarações à Lusa, o presidente do clube de andebol Passos Manuel, envolvido no acidente desta manhã, disse não haver “situações graves”. José Emídio afirmou que “aparentemente não há situações graves” e que cinco das pessoas acidentadas já regressaram a casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora