Concorrente num segmento em que a evolução e as inovações parecem suceder-se a um ritmo incessante, o próximo Audi RS3 Sportback – a versão mais radical do compacto de cinco portas da marca de Ingolstadt – promete elevar ainda mais alto o sonho. Tudo porque, segundo desvendou já o próprio fabricante, o novo modelo vai chegar com ainda mais potência, mais tecnologia e mais elegância. Mas também mais adrenalina!

A maior novidade surge debaixo do capot dianteiro, onde passa a estar um dos motores mais emblemáticos e desportivos da Audi, o já conhecido cinco cilindros 2,5 litros TFSI – neste caso em concreto, com a potência aumentada em 33 cv, para uns substanciais 400 cv! E que, além dos 4,1 segundos que anuncia para a aceleração dos 0 aos 100 km/h, passa a reclamar igualmente o ceptro do cinco cilindros com a maior potência do mercado.

Por outro lado, e a par do aumento da potência, assim como do binário (480 Nm, disponível entre as 1.700 e as 5.850 rpm), realce para uma diminuição no peso do bloco, em cerca de 26 kg. Feito conseguido, entre outros factores, graças à introdução de um novo bloco em alumínio, entre outras peças em ligas mais leves.

[jwplatform AZ7kWp31]

Mas porque potência exige eficácia, o novo RS3 Sportback continuará equipado de série com tracção integral quattro e caixa de velocidades S tronic de sete velocidades. A que soma, como novidade, um sistema de escape activo, com válvulas de abertura controlada, de forma a oferecer, quando no modo de condução dynamic, não só uma sonoridade mais arrebatadora, como também os característicos e muito apreciados “ráteres” nas reduções de caixa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Comparativamente ao antecessor, o RS3 Sportback renovado é também 25 mm mais baixo, além de contar com um eixo dianteiro 20 mm mais largo. Que, a exemplo do traseiro, exibirá de série jantes de 19” com discos de travão de 310 mm. Os quais, acrescente-se, poderão ser opcionalmente em carbocerâmica, sendo que, também como opcional, surge uma suspensão desportiva RS, com amortecimento adaptativo.

Por se tratar de uma actualização a meio do ciclo de vida do modelo, o RS3 Sportback a apresentar pela marca dos quatro anéis em Genebra, e cuja chegada ao mercado estará prevista para Abril, não deverá apresentar grandes novidades em termos estéticos. A não ser nalguns detalhes, como as redesenhadas entradas de ar dianteiras, as novas ópticas Matrix LED ou o difusor traseiro, agora ainda mais marcante. Alterações que, aliás, se farão notar não só na variante Sportback, mas também no RS3 Sedan de quatro portas.

Já no interior, a ênfase vai para a natural evolução em termos de acabamentos, com alguns pormenores invulgares, como é o caso do volante, que viu invertida a disposição no aro dos revestimentos em pele e em Alcantara, com esta última a surgir na zona da posição natural das mãos, onde até agora figurava o couro.

Também novo é o sistema de infoentretenimento, uma evolução do anterior já com o sistema de ligação à Internet Audi connect, navegação com cartografia e imagens reais por satélite fornecidas pelo Google Earth e Google Street View, além de compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Opcionalmente, estará também disponível um sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen.

A par destas tecnologias, é de referir ainda a introdução também neste modelo do já bastante conhecido Audi virtual cockpit, embora com um layout específico tipo RS, com conta-rotações em posição central, velocímetro digital e outras informações próprias de um verdadeiro desportivo – como é o caso da potência e binário disponibilizados a cada momento, a intensidade das forças G ou, até mesmo, a pressão nos pneus.