As notícias falsas estão a “matar as mentes das pessoas”, disse Tim Cook, presidente executivo da Apple, em entrevista ao The Daily Telegraph. O presidente executivo da tecnológica afirmou que empresas como a dele precisam de criar mecanismos de maneira a limitar a propagação de notícias falsas, sem que isso interfira com a liberdade de imprensa. Apelo semelhante foi feito aos governos, no sentido de estes divulgarem campanhas de forma a reprimirem essas mesmas notícias.

“Estamos a viver tempos onde infelizmente as pessoas que estão a ganhar são aquelas que passam o tempo a tentar obter mais cliques, não necessariamente as mais verdadeiras”, argumentou. “Todas as empresas tecnológicas, Apple incluída, precisam de criar algumas ferramentas para ajudar a diminuir o volume de notícias falsas. Temos de fazer isto sem interferir com a liberdade de imprensa, mas temos de ajudar o leitor”.

De referir que em meados de dezembro o Facebook estava à procura de um especialista em comunicação empresarial, depois de os media terem acusado a rede social de ter favorecido a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais ao ter permitido que fossem divulgadas notícias falsas. Foi também por essa altura que o Facebook anunciou que ia passar a colocar avisos nas notícias falsas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR