O Aeroporto de Hamburgo, um dos mais movimentados da Europa, foi evacuado neste domingo depois de várias pessoas terem apresentado problemas respiratórios devido a uma substância tóxica, ainda não identificada, que se propagou através do sistema de ar condicionado. As operações de voo chegaram a ser suspensas durante uma hora mas foram, entretanto, retomadas por volta das 13h45, hora local, 12h45 em Lisboa.

“Todos os terminais estão já abertos”, lê-se na página da internet do aeroporto, que esta manhã esteve fechado entre as 11h30 e as 12h45, hora de Lisboa, para evacuação da maior parte da unidade aeroportuária. As autoridades rejeitam a hipótese de um atentado terrorista e os bombeiros anunciaram que encontraram um lata de gás pimenta vazia. Este produto é vendido na Alemanha para defesa pessoal e causa os sintomas de que se queixaram as quase 70 pessoas que receberam tratamento médico: olhos lacrimejantes, dificuldades em respirar e náuseas.

As pessoas que foram retiradas do aeroporto de Hamburgo tiveram de esperar fora dos terminais em temperaturas abaixo de zero graus. O aeroporto começou por ser evacuado apenas no terminal 1 e 2 mas, minutos mais tarde, todo o aeroporto ficou interditado e os passageiros foram encaminhados para o exterior, num dia em que os termómetros locais estavam a acusar temperaturas abaixo dos zero graus. Os passageiros afetados receberam, no local, apoio médico.

“Os trabalhadores não puderam sequer colocar os casacos, portanto distribuíram cobertores de emergência”

“De volta ao aeroporto mas ainda à espera que os seguranças abram as portas”

https://twitter.com/chiIIinois/status/830763855005487104

Segundo a atualização do Twitter de uma pessoa presente no aeroporto, os passageiros tinham voltado ao interior do aeroporto mas os voos ainda não tinham regressado à normalidade.

Verificou-se alguma confusão dentro do aeroporto, enquanto a situação estava a tentar ser normalizada e as filas de espera iam aumentando. No entanto, o aeroporto confirmou, através do Twitter, que a situação dos voos foi normalizada às 13h45 locais (12h45 em Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tradução: Parte 1: As operações de voo no aeroporto foram interrompidas entre as 12,32-13:45 devido a um incidente no aeroporto.