O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou neste domingo Frank-Walter Steinmeier, pela sua eleição como presidente alemão, e a quem convidou para visitar a Rússia “quando achar oportuno”, segundo uma nota de imprensa divulgada pelo Kremlin. Na mensagem, Putin afirmou que “a gestão de Steinmeier num cargo de elevada responsabilidade irá favorecer o desenvolvimento das relações russo-germânicas (…) no caminho de fortalecimento de estabilidade e segurança no continente europeu e no mundo”.

O dirigente confirmou o interesse de Moscovo em “manter o diálogo construtivo sobre problemas da atualidade, tanto da agenda bilateral como internacional”. O social-democrata Frank-Walter Steinmeier foi hoje eleito presidente alemão pelos membros do parlamento, em substituição de Joachim Gauck, antigo pastor dissidente da Alemanha de Leste.

O antigo chefe da diplomacia alemã até final de janeiro foi eleito por 931 votos, num total de 1.239 grandes eleitores, na Assembleia Federal. Steinmeier, de 61 anos, vai assumir a presidência, um cargo sobretudo com funções representativas, a 18 de março.

Tido como “anti-Trump”, Steinmeier surge nas sondagens alemãs como um político popular e na aceitação do mandato de cinco anos comprometeu-se em promover o diálogo e a democracia nestes “tempos tempestivos” e quando muitos cidadãos receiam que o mundo “se desfaça”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR