Por mais boas intenções que se tenham — como um armário cheio de produtos de beleza — todos temos (maus) vícios que podem prejudicar a saúde da nossa pele. Por exemplo, os fumadores de 40 anos têm tantas rugas quanto os não fumadores de 60: falámos sobre os efeitos do tabaco na pele neste artigo que vale a pena relembrar. Mas há outros hábitos, uns piores do que outros é certo, que podem parecer inofensivos mas, na verdade, também contribuem para o gradual dano da pele. E porque abdicar deles não é a tarefa mais fácil, deixamos algumas dicas para, pelo menos, conseguir atenuar alguns dos seus efeitos.

O vício de fumar

Além de acelerar o processo de envelhecimento, o fumo tem ação direta nas rugas, na perda de elasticidade, no aparecimento de manchas, na pele seca, na flacidez, na vasoconstrição dos capilares sanguíneos (que diminui o aporte de oxigénio e nutrientes aos tecidos) e na coloração desigual. Quem fuma tem, na maioria das vezes, um tom pálido e macilento, acinzentado e com toque áspero.

O que fazer?

  • Use produtos que contenham ingredientes vasodilatadores para aumentar o fluxo sanguíneo, como ginseng, hortelã-pimenta e alecrim.
  • Não use o mesmo sérum de dia e de noite porque precisa de combater coisas diferentes. De dia, tem de proteger a pele do fumo – o seu sérum deve ser antioxidante. À noite, procure produtos com retinol uma vez que fumar diminui a vitamina A e o retinol ajuda a repor estes níveis.
  • Como fumar deixa a pele áspera e baça, tem de ter um ritual de exfoliação regular e, para ajudar no tom macilento, use primers de brilho antes da maquilhagem.
  • E porque o gesto de fumar cria rugas ao redor dos lábios (o tal “código de barras”), use produtos específicos de contorno de lábios para atuar na firmeza dessa zona.

O que aplicar na pele?

5 fotos

Estar-se exposto à poluição

Um gesto tão inocente como conduzir com o vidro aberto coloca a sua pele exposta à poluição atmosférica principalmente nas piores alturas do dia (de manhã a ir para o trabalho ou ao final do dia a ir para casa, alturas em que há um pico de poluição no ar). E estes agressores ambientais podem criar danos na pele: inflamação, desidratação e até mesmo perda de elasticidade e firmeza. Falamos de partículas de poluentes microscópicos que penetram na derme e também podem obstruir os poros, acelerar o envelhecimento e até causar hiperpigmentação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que fazer?

  • Aplique sempre um hidratante de manhã e este deve ser o último produto que aplica, exatamente para criar uma camada protetora na pele. Ao final do dia, aplique novamente antes de se fazer à estrada para casa. Com o fluxo de pessoas a sair dos empregos, os níveis de poluição aumentam consideravelmente e a pele fica mais vulnerável aos danos provocados pelos radicais livres.
  • Não espere até à noite para lavar a pele. Faça-o assim que chegar a casa para garantir que não está a deixar as toxinas poluentes penetrar ainda mais na pele.
  • Se passa muito tempo exposta à poluição (porque trabalha ao ar livre ou conduz durante muito tempo, por exemplo) aposte em produtos especificos anti-poluição que já existem no mercado. São produtos que geralmente vêm com potentes antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres causados pela poluição e criam uma barreira protetora.

O que aplicar na pele?

5 fotos

Beber álcool em excesso

Pode ser inofensivo beber um copo de vinho ao final do dia mas se a esse copo juntar mais uns quantos ao sábado à noite ou uns cocktails no brunch de domingo, voilá, está realmente a beber em excesso — pelo menos, para a sua pele. Em primeiro lugar, o álcool impede o corpo de se manter hidratado e, claro, também a pele. Mas não é só isso: esgota os antioxidantes da pele, aumenta o fluxo sanguíneo causando vermelhidão e inchaço, e contribui para o envelhecimento precoce, flacidez da pele e papos debaixo dos olhos.

O que fazer?

  • Em primeiro lugar — e por mais chato que isto seja — deveria sempre beber um copo de água entre cada copo de álcool que bebe. Este é um conselho da velha-guarda que, pelo menos, ajuda a manter o corpo hidratado.
  • De manhã, molhe várias vezes o rosto com água gelada para reduzir a vermelhidão e os inchaços. Isto é especialmente indicado em manhãs de ressaca.
  • Se tem por hábito beber, procure hidratantes com ingredientes que ajudem a colocar a água de volta nas células da pele, como o ácido hialurónico. Aposte também em máscaras, séruns e patches de olhos.

O que aplicar na pele?

5 fotos

Dormir pouco

Ter ter uma má noite de sono ocasional é perfeitamente normal. Mas dormir pouco de forma rotineira e adormecer consecutivamente a horas tardias, provoca vários efeitos na pele: desidratação, vermelhidão, acne e, porque o sono afeta os níveis de humidade na pele, diminuindo-os, a pele vai parecer menos jovem, baça e sem brilho.

O que fazer?

  • Bem, claro, dormir mais. É a primeira coisa a fazer. Mas porque a falta de sono também mexe com o próprio pH da pele, pode usar produtos noturnos que mantenham a pele num nível ligeiramente ácido para, dessa forma, conseguir manter a humidade da pele.
  • Aposte em produtos de pele que reforcem o ciclo de sono na pele. Já existem vários no mercado que também atuam na regeneração noturna.
  • Para esconder as olheiras típicas de quem dorme mal, use cremes de olhos com ingredientes como cafeína, extrato de pepino, vitamina E ou chá verde. Pode coloca-lo no frigorífico para que a sua ação gelada consiga acalmar e descongestionar a pele da zona do contorno dos olhos.

O que aplicar na pele?

5 fotos

Ter uma má alimentação

Tudo o que comemos afeta o nosso corpo a diversos níveis, pelo que quanto pior for a sua alimentação, em pior estado estará a sua pele. O consumo de refrigerantes, açúcar, sal e junk food vai ter efeitos imediatos na pele: envelhecimento, desidratação, rugas, inchaço, papos, entre outros danos.

O que fazer?

  • Tentar comer alimentos saudáveis de forma mais regular como frutas, legumes frescos e grãos integrais. Aposte acima de tudo nos alimentos com antioxidantes porque retardam o processo de envelhecimento da pele e protegem-na dos radicais livres.
  • Aposte no uso de hidratantes com vitamina C porque ajudam a desintoxicar a pele.

Neste artigo, fizemos uma seleção de cosméticos com esta vitamina.