André Allen Anjos é o primeiro português a vencer um Grammy. O prémio foi conquistado na categoria de Melhor Gravação Remix graças ao tema “Tearing me up”, de Bob Moses. “Há dez anos iniciei este projeto no quarto do dormitório e nunca pensei que estaria aqui. Isto é de loucos”, disse já em palco.

Esta era a sua segunda nomeação para os Grammy, algo que só conseguiu depois de deixar o Porto para trás rumo aos EUA porque, de acordo com uma entrevista dada ao P3, em 2012, tentou “vingar na indústria musical em Portugal, mas as suas tentativas nunca deram resultados, pelo menos a curto prazo, por isso não hesitou quando teve a oportunidade de continuar os seus estudos no estrangeiro”.

André Allen Anjos é um dos fundadores do coletivo RAC (Remix Artist Collective) e recebeu a primeira nomeação para os Grammy em 2015, na mesma categoria, com uma remistura do tema “Say My Name”, uma colaboração da dupla de eletrónica norte-americana Odesza com a inglesa Zyra. A sua primeira remistura, como recordou na mesma entrevista ao Público, foi do tema “Sleeping Lessons”, dos The Shins. Entretanto, no currículo dos RAC estão remisturas de músicas de, entre outros, Yeah Yeah Yeahs, Kings of Leon, Lana del Rey, Two Door Cinema Club, Radiohead e Lady Gaga.

Recorde-se que, em 2014, o fadista Carlos do Carmo foi distinguido com um prémio semelhante: o Grammy Latino de Carreira, atribuído pela Academia Latina de Artes de Gravação e Ciência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR