A Portugal Ventures, entidade pública de capital de risco que investe em empresas numa fase inicial, colocou 150 mil euros na BSIM2. De acordo com a sociedade de capitais de risco pública, o investimento poderá ascender a um total de 550 mil euros, “mediante cumprimento dos objetivos estabelecidos”, anuncia em comunicado.

Esta startup de saúde e biotecnologia desenvolve tecnologia nas áreas da bio-informática e químico-informática para a criação de medicamentos utilizados no combate a doenças amilóides neuro-degenerativas.

O investimento captado vai contribuir para o desenvolvimento de “uma nova família de produtos contra a Paramiloidose”, conhecida como doença dos pezinhos. Até hoje foi desenvolvido apenas um medicamento, que não se mostra eficaz no tratamento da doença, sendo, por isso, frequente o recurso a terapêuticas invasivas como o transplante de fígado.

A biotecnológica BSIM2 foi fundada por Carlos Simões e Rui Brito, dois investigadores da Universidade de Coimbra, em 2011, e está sediada no Biocant Park, em Cantanhede.

Para Rui Brito, o investimento da Portugal Ventures será importante para “a optimização final e desenvolvimento pré-clínico das moléculas”, esperando, nos próximos cinco anos, “ter soluções terapêuticas realmente eficazes para o tratamento da Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) e das suas diversas manifestações clínicas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR