Uma depressão tropical que se formou no canal de Moçambique pode provocar, nos próximos dias, ventos e chuvas fortes nas províncias de Gaza e Inhambane, disse à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades. “É uma depressão tropical que vai provocar ventos fortes e que poderá vir a ser acompanhada de uma precipitação de cerca 75 milímetros por hora”, afirmou Paulo Tomás, o que vai causar algumas inundações.

Para fazer face à situação, prosseguiu Paulo Tomás, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) ativou os conselhos técnicos de emergência nas províncias que vão ser atingidas, além de ter acionado a Unidade Nacional de Proteção Civil. “Neste momento, estamos com a situação monitorizável, na medida em que, de certo modo, tínhamos estes aspetos previstos no Plano de Contingência”, observou o porta-voz do INGC.

Na sua página de internet, o Joint Typhoon Warning Center, da Marinha e da Força Aérea dos Estados Unidos, diz que se trata do ciclone tropical Dineo, com ondas de uma altura de cerca de cinco metros, estando prevista a sua chegada à costa moçambicana na noite de quarta-feira. À medida que se aproxima da costa, acrescenta a fonte, o ciclone aumenta a sua velocidade e, até ao meio-dia de quarta-feira, os ventos poderão atingir a velocidade de cerca de 120 quilómetros por hora, com rajadas de mais de 150 quilómetros por hora.

“Vamos intensificar a alocação de bens e materiais para possíveis respostas no caso de qualquer fenómeno extremo”, observou o porta-voz do INGC, que alerta para a tomada de precauções nas regiões que serão afetadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR