Walt Disney

Disney despede youtuber famoso por vídeos com piadas anti-semitas

A Disney tomou a decisão de demitir o youtuber sueco PewDiePie, depois deste partilhar vídeos com piadas anti-semitas e referências nazis. O youtuber diz querer mostrar o quão louco é o mundo.

A Disney despediu, esta terça-feira, o famoso youtuber PewDiePie, um dos mais bem pagos do mundo, depois deste publicar vídeos com comentários anti-semitas no seu canal, que causaram controvérsia.

O Wall Street Journal levou a cabo uma investigação ao canal de Youtube “PewDiePie” e descobriu que nos últimos seis meses foram publicados nove vídeos que incluem “piadas anti-semitas ou referências nazis”. Num dos vídeos surgem dois homens a segurar uma bandeira que diz “morte a todos os judeus” e noutro aparece Jesus a dizer que “Hitler não fez absolutamente nada de errado”. E acabou por o dispensar.

Em 2014 a Disney Maker Studios tinha convidado Felix, graças à sua popularidade, para co-proprietário da “Revelmode“, empresa que produz vídeos, aplicações móveis e merchandise. Depois da controvérsia dos vídeos anti-semitas, a Disney decidiu romper “laços” com PewDiePie.

Embora Felix tenha criado seguidores por ser provocativo e irreverente, claramente foi longe de mais neste caso e os vídeos são inapropriados. A Maker Studios tomou a decisão de acabar a ligação com ele no futuro”, cita o Guardian.

PewDiePie já reagiu às acusações através do Tumblr, referindo que os seus vídeos estão a ser tirados do contexto e explica que apenas tenta “mostrar o quão louco é o mundo moderno“, pegando nos exemplos mais absurdos. “Não estou de forma alguma a apoiar qualquer tipo de atitudes de ódio”, garante o youtuber.

Faço vídeos para a minha audiência. Penso que o conteúdo que crio é entretenimento e não um espaço para comentários políticos sérios. Sei que a minha audiência compreende isso e é por isso que veem ao meu canal. Apesar de não ser minha intenção, percebo que estas piadas acabaram por ser ofensivas.

O Youtube ainda não removeu nenhum dos vídeos, mas PewDiePie já retirou três. O seu verdadeiro nome é Felix Kjellberg, tem 27 anos, e é um dos youtubers mais famosos e bem pagos do mundo: o seu canal tem mais de 53 milhões de subscritores e PewDiePie ganha mais de 15 milhões de dólares por ano.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Autárquicas 2017

As eleições de André Ventura

Rui Ramos

Não há no que André Ventura afirmou qualquer vestígio de “racismo” ou “xenofobia”. Mas este Verão, a nossa oligarquia política precisava de inventar um Trump de palha, desse por onde desse.  

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site