Serão inúmeras e intermináveis as discussões acerca de quais serão os Porsche mais raros de sempre, até pelo potencial de valorização que os modelos da marca alemã têm vindo a exibir nos últimos tempos. O que muitos, porventura, não esperariam é que fosse a própria Porsche a lançar a luz sobre o assunto, elegendo os cinco modelos saídos da sua fábrica de que menos exemplares foram produzidos, reunidos num vídeo produzido propositadamente para o efeito.

Apresentado pelo responsável pelos arquivos históricos da Porsche, Dieter Landenberger, o filme mostra, em pouco mais de três minutos, essas cinco pérolas que nenhum amante do mundo automóvel desdenharia ter na sua garagem. Ao mesmo tempo que descreve sucintamente as respectivas características e historial, e até algumas curiosidades de cada qual.

A contagem começa com o 911 Turbo S da série 964, criado pelo departamento de competição da marca, e de que foram produzidas apenas 86 unidades. Segue-se o 924 Carrera GTS de 1981, desenvolvido para a competição-cliente e produzido em 50 unidades. O terceiro lugar do pódio é ocupado pelo soberbo 911 GT1 de 1996, versão “civil” do homónimo desenvolvido para disputar as 24 Horas de Le Mans, de que foram fabricados 21 exemplares – mais um do que aquilo a que obrigava o regulamento da classe de então. O segundo lugar é pertença do 911 SC/RS de 1984, produzido em não mais do que 20 unidades, exclusivamente para os ralis. No topo da classificação está o 356 America Roadster de 1952: apenas 16 exemplares produzidos, boa parte dos mesmos com um palmarés de sucessos na competição nos EUA.

Para saber um pouco mais sobre estas cinco preciosidades, nada como ver atentamente o filme produzido pela Porsche. Se conseguir, sem atentar no preço original da maioria delas, tal a valorização que desde então terão sofrido…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR