O presidente do SPAC disse esta terça-feira, num comentário à possibilidade de uma operação mista no novo aeroporto, que a partilha de espaço aéreo com militares é “sempre um constrangimento”, mas que há soluções. Questionado sobre a possibilidade de aviões civis partilharem o espaço com aparelhos militares num possível aeroporto no Montijo, David Paes referiu que é “sempre um constrangimento partilhar o espaço aéreo com uma atividade militar”.

“Mas há soluções para isso e têm que ser desenhadas. Há interesse é que sejam colocadas logo no momento de projeto para que se possa, de forma planeada, acautelar essa situação”, disse o dirigente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC). À margem da 1.ª conferência da SPAC, em Lisboa, David Paes, afirmou aos jornalistas a confiança em que todos os aspetos técnicos e de segurança serão acautelados.

“Há ainda um longo percurso para se fazer. Estamos nos estudos preliminares e é importante ter a noção de que requisito é preenchido com a solução de um novo aeroporto e que respostas são dadas”, disse.

Está previsto para esta quarta-feira a assinatura de um memorando entre a Ana Aeroportos de Portugal, gerida pela VINCI Airports, e o Governo, no qual “se compromete a estudar aprofundadamente a solução Montijo para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado”, segundo a empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR