Sporting, em femininos, e Benfica, em masculinos, deverão revalidar os títulos de campeões nacionais de atletismo em pista coberta, que se disputam este fim de semana na pista da Expocentro, em Pombal. As polémicas transferências do final da época, a mais mediática das quais foi a ida de Nélson Évora do Benfica para o Sporting, não alteraram muito a relação de forças, no que toca ao conjunto de provas ‘indoor’. Em masculinos, o campeão Benfica é teoricamente superior em nove das 14 provas e o Sporting nas restantes cinco, não havendo ‘margem’ para triunfos de outros coletivos.

No setor feminino, o desequilíbrio é igualmente acentuado: domínio de ‘leoas’ em 10 provas, para apenas três do rival. A exceção estará nos 3.000 metros marcha, com Ana Cabecinha, do Pechão, imbatível. Poderá haver uma outra prova a ‘fugir’ ao Benfica, nos 3.000 metros, com a regressada Inês Monteiro, do CA Seia, de novo em bom momento de forma, após anos de ausência.

Na fase de apuramento, em janeiro, o Sporting até foi primeiro em masculinos, à frente do Benfica, mas os encarnados entraram em pista sem muitas figuras, para limitar-se a ‘carimbar’ o apuramento. O terceiro lugar, que foi do CA Seia em 2016, é agora disputado também por Sporting de Braga, Juventude Vidigalense, Jardim da Serra e GiraSol. Completa o quadro de oito clubes da primeira divisão a Senhora do Desterro, campeã da segunda divisão. Troca de escalão com o Grecas.

Em femininos, a fase de apuramento replicou o pódio do ano passado – Sporting, Benfica e Juventude Vidigalense. As outras cinco equipas do escalão principal serão Senhora do Desterro, Jardim da Serra, Grecas, Sporting de Braga e GA Fátima (que vem da segunda divisão, à qual desceu a ADREP).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A uma semana do limite de qualificação para os Campeonatos da Europa de Belgrado, já há 11 portugueses qualificados e dificilmente o número aumentará, este fim de semana em Pombal. Ainda assim, espera-se com algum interesse as provas de salto em altura, com dois atletas não muito longe da marca de referência. Em masculinos, Paulo Conceição, do Benfica, já saltou este ano por duas vezes 2,20 metros e precisa de 2,25, que tem falhado por pouco. Na competição feminina, a aportinguista Anabela Neto tem 1,85 e ‘ameaça’ os necessários 1,89, que seriam também recorde nacional.

Uma das provas mais disputadas, entre atletas já com mínimos, vai ser a dos 60 metros masculinos, entre Diogo Antunes, do Benfica, e Carlos Nascimento ou Ancuiam Lopes, do Sporting. Os três velocistas já têm o ‘bilhete’ para Belgrado, tal como Emanuel Rolim (1.500), Marcos Chuva (comprimento), Nelson Évora (triplo), Tsanko Arnaudov e Francisco Belo (peso), Lorene Bazolo (60) e Patrícia Mamona e Susana Costa (triplo).

As provas na Expocentro, Pombal, começam às 13h00 de sábado, prolongando-se nesse dia até às 18h15. No domingo, o período de provas não varia muito, começando às 12h25 e terminando às 18h38. A exemplo das edições anteriores, o programa inclui as provas da segunda divisão (que se disputam mais cedo) e as da primeira divisão.

Equipas presentes, indicando-se entre parentesis as classificações de 2016:

Masculinos – I Divisão

Benfica (1)

Sporting (2)

CA Seia (3)

Jardim da Serra (4)

Juventude Vidigalense (5)

Sporting de Braga (6)

GiraSol (7)

Senhora do Desterro (1 da II)

Masculinos – II Divisão

Grecas (8 da I)

Escola de Movimento (3)

Fátima (4)

Cucujães (5)

Campismo São João da Madeira (6)

Vermoil (não apurado)

Maia (não apurado)

Femininos – I Divisão

Sporting (1)

Benfica (2)

Juventude Vidigalense (3)

Senhora do Desterro (4)

Jardim da Serra (5)

Grecas (6)

Sporting de Braga (7)

Fátima (4 da II)

Femininos – II Divisão

ADREP (8 da I)

Maia (1)

GiraSol (3)

Eirense (5)

Escola do movimento (6)

Pechão (8)

Cucujães (não apurado)

Salesianos de Manique (não apurado)