É um feito histórico: a Vogue Paris vai ter pela primeira vez uma modelo transexual na capa. Coube à edição francesa da revista convidar e fotografar a modelo brasileira Valentina Sampaio, de 22 anos, para o número de março. Certo que nas páginas da publicação já antes figurou uma modelo transgénero, de nome Andreja Pejic,. Mas, segundo o jornal britânico Metro, nunca tal acontecera na capa de uma Vogue, francesa ou não.

A acompanhar a capa onde aparece Valentina está o título “Beleza transgénera: Como elas [as pessoas transgénero] estão a agitar o mundo”. A edição de março aborda a forma como estas modelos estão a combater o preconceito e a mudar o rosto da moda, tal como escreve o britânico Metro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A sessão fotográfica ficou a cargo de Mert Alas e Marcus Piggot, e foi estilizada pela diretora da revista, Emmannuelle Alt. Foi precisamente Alt quem escreveu um editorial onde explica que escolheu Valentina pela “beleza impressionante”.

“Além de um pequeno detalhe, Valentina, a ‘femme fatale’, nasceu rapaz”, escreve Alt. “É um detalhe que preferia não ter de referir… mas Valentina está na capa da Vogue deste mês, não apenas pela sua aparência ou personalidade cintilante, mas porque ela representa uma árdua e antiga batalha.”

“As pessoas trans, o derradeiro símbolo de rejeição da conformidade, são ícones que a Vogue apoia e decide celebrar”, continua Emmannuelle Alt.

De referir que Valentina não é nova nestas andanças: começou a carreira de modelo ainda adolescente e já antes apareceu na capa da Elle brasileira, além de ter 45 mil seguidores no Instagram.