Modelos centrais na oferta da marca automóvel britânica, os Jaguar XE, XF e F-Pace chegam agora ao mercado europeu – em primeiro lugar, ao britânico –, naquelas que são as chamadas actualizações Model Year 2018, com alterações substanciais. Desde logo, em resultado da disponibilização de uma nova geração de motores Ingenium a gasolina e diesel, mais potentes e eficientes, conjugados com mais tecnologia de conforto e segurança.

As novidades em termos de motorizações começam logo na base da oferta, que a partir de agora surge mais simplificada, iniciando-se num novo 2,0 litros a gasolina, disponível nos três modelos, proposto em dois níveis de potência: 200 e 250 cv. E a que se junta o já conhecido 3,0 litros V6, o qual viu aumentada a sua potência em 40 cv, passando, assim, a debitar 380 cv.

Em termos de prestações, e tomando como exemplo o modelo de entrada XE, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,1 segundos para o 2 litros de 200 cv e tracção apenas traseira, que comercialmente adoptará a designação 2.0t, ao passo que a versão mais potente, denominada 2.5t, deverá atingir a mesma meta em apenas 6,3 segundos – isto, com tracção traseira, já que, com uma opcional tracção integral, deverá demorar cerca de um décimo de segundo mais.

A gasóleo, destaque para um novo quatro cilindros 2,0 litros biturbo a anunciar 240 cv e 500 Nm, logo a partir das 1.500 rpm, o qual, tomando mais uma vez com exemplo a berlina XE, anuncia acelerações dos 0 aos 100 km/h em não mais que 6,1 segundos. Sendo que a Jaguar, que descreve este bloco como “um verdadeiro V6 nas performances e um puro quatro cilindros em termos de eficiência e refinamento”, promete ainda médias 5,2 l/100 km nos consumos, com emissões de CO2 de 137 g/km.

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Especificamente no caso do F-Pace, um novo turbodiesel 2,0 litros de 163 cv e 380 Nm, com caixa manual e tracção traseira, que, anunciando-se como o bloco mais eficiente da gama, promete médias de 4,8 l/100 km. Contudo, se a opção passar pelo 2,0 litros de 180 cv, a novidade reside na disponibilização de série da caixa automática, enquanto o já citado 2.0 biturbo de 240 cv – comercialmente designado por 2.5d e com tracção integral (AWD) – esgrime, no SUV britânico, como principal argumento, uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 7,2 segundos, com consumos de 5,8 l/100 km. Mas se o cliente preferir a suavidade de um motor a gasolina, a Jaguar promete disponibilizar o F-Pace igualmente com o 2,0 litros Ingenium de 250 cv, ao serviço tanto no XE como no XF, e equipado com tracção integral.

Voltando aos sedans, novidade é também a tecnologia Configurable Dynamics, sistema que permite adequar o desempenho do motor, transmissão e direcção ao gosto do condutor. O qual, sempre que optar pelo modo Dynamic e caso o veículo disponha da tecnologia Adaptive Dynamics, poderá ainda ajustar o set-up da suspensão.

No interior do habitáculo, realce para a possibilidade de o XE poder passar a dispor de um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12,3″, a somar ao sistema de infoentretenimento inControl Touch Pro com ecrã táctil de 10”. O qual, estando disponível nos três modelos, passa a beneficiar igualmente da tecnologia Dual View, permitindo, por exemplo, ao condutor ir acompanhando a navegação, ao mesmo tempo que o passageiro da frente vê outras imagens ou informações.

No domínio da segurança, o destaque vai para a inclusão da detecção de peões no sistema de travagem autónoma, a juntar a outras tecnologias como a assistência ao ângulo morto, o sistema de orientação frontal do veículo (utiliza as câmaras exteriores para ajudar o condutor nas manobras em locais mais apertados) e detecção de trânsito em frente (usa a câmara frontal para detectar e alertar quanto a potenciais perigos à frente, em situações de visibilidade reduzida).

Igualmente novo, tanto no XE como no XF, o sistema de abertura e fecho automático do portão da bagageira, com passagem do pé por baixo ou na lateral do pára-choques traseiro, assim como – embora apenas para a berlina maior – os bancos dianteiros ajustáveis em 20 parâmetros, com novos encostos de cabeça de laterais reguláveis.

No caso do F-Pace, passam a estar disponíveis, na lista de opcionais, elementos como as jantes em liga leve de 22” estreadas na First Edition, a par de uma nova combinação de cores Oyster/Ebony para o interior. Além de, já como equipamento de série, um novo volante desportivo para as versões Prestige e Portfolio.