Quando falamos de automóveis que significam “um antes e um depois” na indústria, o Nissan Qashqai é a referência incontornável no segmento dos crossover médios. A nova campanha publicitária, que estreou nas televisões de Portugal e de outros 14 países europeus, inclui um novo filme publicitário para relembrar que o modelo nipónico inaugurou uma nova categoria de automóveis, quando foi introduzido em 2006. Atualmente na segunda geração, lançada em 2013, o crossover urbano original mantém a liderança do segmento há nove anos consecutivos.

Numa alusão à ideia de que o segundo é o primeiro dos últimos, a Nissan reafirma o Qashqai como o melhor do segmento e deixa o alerta no slogan final: “se escolher o segundo melhor, vai ficar sempre na dúvida”. O anúncio, filmado em Lisboa, acompanha o quotidiano de um homem que vê a sua atenção captada por um Qashqai branco, para onde quer que olhe.

Em diferentes cenários, no trabalho, no trânsito e em lazer, é como se a cada aparição o carro lhe estivesse a lembrar que é a melhor opção no mercado. Num tom divertido e provocante, a linguagem visual é acompanhada pelo tema Figure It Out, dos Royal Blood, numa narrativa que dispensa as funcionalidades do carro, procurando em vez disso gerar uma elevada ressonância emocional.

D.R.

Os conceitos “Original há só um” e ”Nunca o segundo melhor”, formam o eixo da campanha desenvolvida para o Nissan Qashqai, a implementar em toda a Europa até janeiro de 2017, com presença abrangente em todos os canais, incluindo meios digitais e redes sociais. “Enquanto existirem novos participantes no mercado crossover, a campanha Nunca o segundo melhor enfatiza que o Qashqai ainda é o original e o melhor no segmento”, referiu Jean-Pierre Diernaz, vice-presidente de Marketing da Nissan Europa, a propósito do lançamento da nova estratégia publicitária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A marca japonesa tem a ambição de ser a marca asiática mais desejável na Europa, onde assegura uma presença abrangente, com fábricas no Reino Unido, em Espanha e na Rússia. Em 2015 venderam-se mais de 230.600 Qashqai, só na Europa, sendo que os últimos números disponíveis, de setembro passado, já mostravam mais de 180.000 contabilizados no fecho de vendas do 3º trimestre deste ano.

De acordo com os números da marca, no mês de novembro foram vendidos 21.889 Nissan Qashqai, nos cinco principais mercados europeus (Reino Unido, Rússia, França, Alemanha e Itália).

Em Portugal a marca registou a venda de 11.262 veículos no ano passado, num crescimento de 26% em relação ao ano anterior alcançando o valor recorde de 5,1% de quota de mercado. Com uma rede de concessionários que inclui 37 pontos de venda e 42 oficinas de assistência após-venda, a Nissan reafirmou a liderança no segmento crossover e é também líder de vendas de veículos elétricos, no mercado nacional, com o Nissan LEAF.

D.R.

No mercado japonês, tal como no australiano, a primeira geração do crossover ficou conhecida como Dualis. Havia quem apontasse que “Qashqai” podia facilmente ser confundido, na oralidade, com a expressão “cash cow”. Aliás o jogo de palavras surgiu muitas vezes na imprensa anglo-saxónica, sempre que o assunto eram os números das vendas e o retumbante sucesso do modelo, em praticamente todos os mercados onde é comercializado.

Com a chegada da segunda geração, em 2013, o modelo passou a usar a designação Qashqai em todos os países. O nome identifica um povo, formado por diferentes etnias, que habita nas montanhas do sudoeste do Irão. Inicialmente eram nómadas que migravam ao ritmo das estações do ano, evitando os rigores climáticos da região, vindo a fixar-se em comunidades sedentárias a partir da década de 1960.

Num segmento que tem crescido em média 30% ao ano, de forma consolidada, a mudança dos clientes de segmentos tradicionais para o dos crossover deve manter a tendência, à medida que outros construtores procuram entrar com os seus modelos no mercado em crescimento acelerado. Mas por mais que alargue a oferta deste mercado, o Qashqai continua a ser o mais desejado.