Marine Le Pen, a líder da Frente Nacional, consolida a pole position na corrida à primeira volta das eleições presidenciais francesas, segundo mostra a última sondagem conduzida para o diário Le Monde. Segundo os números da Ipsos Sopra Steria, a líder populista poderá alcançar 25 e 26 por cento das intenções de voto dos franceses, contra os entre 20 a 23% do centrista Emmanuel Macron ficando o conservador François Fillon em terceiro lugar com valores entre 17.5 e 18.5%.

Antes de conhecidas as suspeitas de que Fillon possa ter pago à mulher, com dinheiros públicos, cerca de 900 mil euros por trabalhos que não está provado terem sido realizados por ela, o candidato republicano, que era visto como o nome mais forte na oposição a Le Pen, Fillon liderava com 28% contra 25% de Marine Le Pen.

O candidato socialista Benoît Hamon tem vindo a perder gás na campanha, depois de ter sido o vencedor surpresa das diretas da esquerda. Hamon poderá conseguir apenas 15.5% dos votos enquanto que no início de Fevereiro estava próximo dos 18%.

O Le Monde não revelou dados sobre os cenários para a segunda volta mas os que são conhecidos dão a Le Pen a passagem à segunda volta, onde deverá enfrentar Macron — e perder. Esta é a maior sondagem conduzida em França em antecipação às presidenciais. Foram realizados 15.000 inquéritos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR