À semelhança dos olhos, a área em redor dos lábios é onde se começam a alojar linhas e rugas de expressão bastante cedo. Em muito boa gente, isto deve-se ao movimento dos músculos dos lábios que — porque comemos, falamos e sorrimos — não se conseguem controlar. Além disso, muitos de nós esquecemo-nos de colocar protetor solar nesta zona porque nos focamos muito mais no nariz, testa e abaixo dos olhos.

Se fuma, está propenso a um envelhecimento rápido. Aos 40 anos, qualquer fumador de longa duração apresenta o famoso “código de barras”, as rugas verticais que se alojam no contorno do lábio superior em consequência do movimento repetitivo de juntar os lábios para segurar o cigarro e dar uma passa. E porque os lábios estão cheios de alcunhas, há uma outra engraçada: o “bigode chinês”, que se refere basicamente aos sulcos nasogenianos. São linhas que se estendem dos cantos do nariz até às extremidades dos lábios e que se formam devido às expressões faciais e ao envelhecimento em geral que leva à perda de firmeza nesta zona.

Muitos dermatologistas defendem que, para quem não tem creme de contorno de lábios, o creme de olhos serve perfeitamente para esta zona. A revista Marie Claire explica porquê: a pele dos lábios é tão delicada como a do contorno dos olhos e, além disso, são dois pontos onde as rugas tendem a formar-se em primeiro lugar e que não têm as glândulas sebáceas que mantêm o resto do rosto hidratado. Os cremes de olhos, ao terem ingredientes próprios para hidratar profundamente, dar volume, suavizar e prevenir linhas, vão ter ação igual no contorno dos lábios.

Faz sentido, dado que muitos dos cremes de contorno ocular também são de lábios. Mas antes de gastar todo o seu creme de olhos, vale a pena investir num produto próprio para esta zona ou, se gosta de simplificar e apostar em produtos multifuncionais, pode optar pelos produtos de olhos & lábios — vem mesmo assim escrito na embalagem –, nem que seja para ganhar o hábito de o fazer porque, a longo prazo, vai agradecer. Mostramos-lhe, na fotogaleria, algumas sugestões específicas à prova de bigode chinês e de código de barras.

Como aplicar? Simples. Coloque uma pequena noz no seu dedo e vá esbatendo nas extremidades dos lábios, de baixo para cima em direção ao nariz. Depois, com o resto que fica no dedo, aplique no contorno do lábio superior com leves batidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR