Dinamarca

Rainha da Dinamarca grava documentário com os preparativos para a sua morte

A Rainha Margarida II da Dinamarca, de 76 anos, demonstrou que não gosta de deixar nada ao acaso e resolveu pedir a um profissional para gravar um filme com os preparativos para a sua morte.

O lugar eleito para a sepultura, tal como aconteceu com os seus antecessores, vai ser na Catedral de Roskilde

A Rainha Margarida II da Dinamarca, com 76 anos, provou que não gosta de deixar nada ao acaso e resolveu pedir a um profissional para gravar um filme com os preparativos para a sua morte, conta o El Espãnol. Pavel Stingl, especialista em documentários, foi o escolhido para retratar a preparação da cerimónia fúnebre, num filme que irá ter o nome de “Sarcófago de una Reina” (‘Sarcófago de uma Rainha’, numa tradução livre), com estreia prevista naquele país, mas ainda sem data de lançamento.

O lugar eleito para a sepultura, tal como aconteceu com os seus antecessores, vai ser na Catedral de Roskilde, construída durante os séculos XII e XIII, situada a 30 quilómetros de Copenhaga , mais precisamente na capela de Santa Brigitte.

Catedral de Roskilde vista de fora

O interior da Catedral

Para a construção do túmulo, já em fase avançada, a Rainha Margarida escolheu Bjørn Nørgaard, artista contemporâneo dinamarquês e Checa Lhotsky, um escultor de vidro. Com cerca de três metros de largura e um peso de sete toneladas, a construção tem como elemento principal o vidro. Já o cemitério daquela catedral, onde jazem os monarcas dinamarqueses, é esculpido e talhado em pedra.

Margarida II, Rainha da Dinamarca desde 1972, nasceu em 1940 e era a filha mais velha do rei Frederico IX e da princesa Ingrid Margarida da Suécia, ascendendo ao trono após a morte do seu pai. É casada com Henrique de Laborde de Monpezat, de 82 anos, desde 1967. Do casamento, resultaram dois filhos, Frederico – o príncipe herdeiro – e Joaquim.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site