Logo Observador
Albufeira

Sistema de descarga de águas vai ser requalificado na praia do Inatel, Albufeira

O sistema de descarga de águas residuais e pluviais da praia do Inatel, em Albufeira, vai ser requalificado para minimizar os problemas causados pelo arrastamento de areias.

O concelho possui 25 praias, todas com bandeira azul

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O sistema de descarga de águas residuais e pluviais da praia do Inatel, em Albufeira, vai ser requalificado para minimizar os problemas causados pelo arrastamento de areias, o que ocorre normalmente após chuvas fortes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Albufeira adiantou que a empreitada, orçada em 150 mil euros, visa “minimizar os custos de reposição do areal, bem como facilitar o acesso à praia de meios pesados, de forma a permitir ações de manutenção preventivas e corretivas” no âmbito da descarga de águas residuais e pluviais e a reposição de areias.

“Os trabalhos, uma vez concluídos, irão assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas residuais pluviais e facilitar o seu rápido escoamento”, precisa a autarquia, acrescentando que serão também executadas comportas para minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa para facilitar o acesso a meios pesados ao areal.

Segundo a Câmara de Albufeira, em 2011 o Instituto da Água procedeu à alimentação artificial da praia de Albufeira, numa extensão de aproximadamente dois quilómetros (entre a praia do Peneco e o Forte de São João), com areias dragadas ao largo da costa, o que permitiu o alargamento do areal entre 30 e 50 metros.

Contudo, apesar de o aumento da cota do areal ter implicado o reacondicionamento das quatro principais descargas de águas pluviais da zona, a solução revelou-se ineficaz, principalmente durante a época baixa, “resultando no arrastamento de areias em grande extensão e altura e na destruição dos drenos de descarga com forte impacte visual negativo para os utilizadores da praia”.

Citado no comunicado, o presidente da autarquia, Carlos Silva e Sousa, refere que não se pode correr o risco de, sempre que chove mais intensamente, “vermos um dos principais areais na frente urbana do concelho ser atingido pela escorrência de águas pluviais que, por vezes, originam a formação de um pequeno lago e provocam a acumulação de areias que desfiguram a praia”.

Os trabalhos vão estender-se pelos próximos dois meses e deverão estar concluídos antes do início da abertura oficial da época balnear, que em Albufeira decorre num período alargado, entre 15 de maio e 15 de outubro.

A construção de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida à Praia do Inatel reflete bem esta nossa preocupação e é mais uma prova de que Albufeira tem um enorme orgulho em ser um destino inclusivo”.

A autarquia vai ainda construir uma rampa de acesso àquela praia para pessoas com mobilidade reduzida.

O concelho possui 25 praias, todas com bandeira azul.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.