Numa época em que abundam os exemplos de pessoas indiferentes aos desconhecidos que sofrem em seu redor, eis que surgem casos que reforçam a nossa fé na humanidade. Alguns dos exemplos mais recentes chegam-nos pela mão de Manfred Kick, um condutor germânico que arriscou a sua vida e o aspecto irrepreensível do seu Model S para salvar outro condutor, e da Tesla que, impressionada com o feito, decidiu oferecer-se para pagar o arranjo do carro acidentado.

Se fosse um filme, esta história tinha tudo para ser interpretada por actores como Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson ou Bruce Willis, que salvavam o próximo arriscando a sua própria vida e destruindo uma mão-cheia de automóveis no processo. Mas não, desta vez foi apenas Manfred Kick, um alemão que seguia pacatamente no seu Tesla Model S pela auto-estrada A9, que liga Berlim a Munique, quando foi surpreendido por um Volkswagen Passat descontrolado que o ultrapassou. E cujo condutor parecia inanimado e debruçado sobre o volante. Qual Bruce Willis, Kick acelerou e colocou-se à frente do Volkswagen, reduzindo depois a velocidade para que o carro de trás perdesse velocidade à medida que batia na traseira do seu.

Não contente em evitar um acidente com um maior número de automóveis, depois de conseguir parar os dois veículos, Kick foi socorrer o condutor desmaiado e com espuma a sair-lhe pela boca. Aí, foi surpreendido pelo sistema do Volkswagen, que activou uma chamada de emergência, pelo que aproveitou de imediato para pedir ajuda médica. Conclusão: o homem, que provavelmente sofreu um ataque cardíaco e involuntariamente pressionou o pedal do acelerador, recuperou a consciência e está agora no hospital em recuperação.

O CEO da Tesla congratulou o herói da auto-estrada. E, de seguida, ofereceu-se para pagar a conta

O super-herói ficou satisfeito por ter praticado uma boa acção, não só salvando uma vida humana, como impedindo um acidente de maiores proporções. Mas já o seu Model S apresentava uma traseira em bastante mau estado, cuja reparação ameaçava tornar-se substancialmente dispendiosa, pois se os chassis em alumínio são leves, são igualmente mais caros de reparar.

Contudo, as suas preocupações desapareceram no momento em que Elon Musk teve conhecimento do acto heróico e decidiu não só congratular Kick, como informá-lo que a Tesla se oferecia para pagar a conta. E ainda dizem que as boas acções nunca são recompensadas. Mas, antes do final feliz, Kick teve ainda de passar pelo crivo das autoridades locais, que o conduziram à esquadra enquanto averiguavam o ocorrido e concluíam se o condutor do Tesla era herói ou vilão, dado que, na realidade, provocou um acidente. Foi obviamente ilibado. E louvado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR