O Festival de Cinema de Berlim só termina no domingo, mas a cerimónia de anúncio dos vencedores acontece hoje à noite e há cinco filmes portugueses candidatos aos principais prémios.

“Colo”, de Teresa Villaverde, está na competição de longas-metragens, numa secção cujo júri é presidido pelo realizador holandês Paul Verhoeven. No início do festival, o cineasta disse que esperava uma seleção de filmes diferentes e controversos e que estava preparado para discutir escolhas com o restante júri.

Ao filme de Teresa Villaverde junta-se a mais de uma dezena de produções internacionais, entre as quais “Joaquim”, do realizador Marcelo Gomes, coproduzido por Portugal e com elenco português.

Na competição de curtas-metragens, em luta pelo Urso de Ouro, estão “Altas cidades de ossadas”, de João Salaviza (que venceu este mesmo prémio em 2012 com “Rafa”), “Os humores artificiais”, de Gabriel Abrantes, “Coup de Grâce”, de Salomé Lamas, e “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante.

Ao longo da semana, outros filmes portugueses foram exibidos em diferentes secções do festival, como “Spell Reel”, de Filipa César, “Vazante”, a primeira longa-metragem da realizadora brasileira Daniela Thomas, coproduzida por Portugal, e o filme de animação “Odd é um ovo”, de Kristin Ulseth, coproduzido por Luís da Matta Almeida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta presença alargada de cinema português em Berlim foi ainda aproveitada por profissionais de 11 associações e entidades portuguesas que contestaram, a nível internacional, uma alteração à lei do cinema e audiovisual protagonizada pela tutela e que ainda não entrou em vigor.

Hoje serão ainda anunciados outros galardões, de júris independentes do festival, como por exemplo o da federação de críticos (FIPRESCI), júri ecuménico e da Amnistia Internacional.

O 67.º Festival de Cinema de Berlim começou no dia 09 e exibiu cerca de 400 filmes.