Uma nova sondagem da Gallup revelou, esta sexta-feira, que os cidadãos de quatro países da NATO escolhiam a Rússia em vez dos Estados Unidos (EUA) para os protegerem em caso de ataque, noticia a Bloomberg.

É certo que a maioria dos países da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) escolhia os EUA para seu aliado em caso de serem atacados, mas há surpresas: quatro países da NATO — a Bulgária, Grécia, Eslovénia e Turquia — escolheram a Rússia.

Os europeus estão assustados de morte com a possibilidade da NATO se poder desmoronar numa altura em que a Rússia está cada vez mais assertiva” explica James Davis, reitor da escola de economia e ciência política da Universidade de St. Gallen, Suíça.

James Davis acrescenta que os europeus mostram cada vez mais reservas em aceitar o papel dos Estados Unidos enquanto líder mundial, sobretudo desde a Guerra no Iraque e, agora, com a eleição de Donald Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A China e a Rússia escolheram-se uma à outra, o que na opinião do vice-presidente da WIN/Gallup International, Kancho Stoychev,”mostra-nos algo muito importante — que a política dos Estados Unidos nos últimos 20 anos levou a Rússia para os braços da China, o que é bastante estranho porque a Rússia é fundamentalmente uma parte da Europa”.

Alguns países europeus da NATO revelam que as suas escolhas de segurança vão além da aliança transatlântica. A Bulgária e a Grécia, por exemplo, apontam que a Turquia constitui a maior ameaça à sua segurança apesar do país ser membro da NATO e, como tal, teoricamente um aliado. A desconfiança dos dois países em relação à Turquia deve-se à invasão e ocupação do norte do Chipre, em 1974, pelos turcos.

A sondagem foi feita com cerca de 1.000 cidadãos de 66 países, entre outubro e dezembro do ano passado.