No mínimo, um erro protocolar. Durante o encontro entre Mike Pence, vice-Presidente dos Estados Unidos, e Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, em Bruxelas, a bandeira norte-americana foi representada como tendo 51 estrelas e não as 5o que constam, de facto, na versão oficial.

A distração mereceu o destaque de vários órgãos de comunicação e já obrigou a um pedido de desculpas dos responsáveis europeus, que consideraram o “erro profundamente lamentável” e garantiram que iam ser tomadas medidas para que algo assim nunca mais se repetisse.

“Todos cometemos erros e alguém cometeu um erro. É profundamente lamentável”, desculparam-se os responsáveis europeus, aqui citados pelo The Independent.

A bandeira dos Estados Unidos representada em Bruxelas tinha corretamente as 13 listas vermelhas e brancas que representam as 13 colónias inglesas que deram origem aos Estados Unidos. O problema estava mesmo na estrelas: em vez das 50 estrelas (que simbolizam os 50 estados), tinha 51.

O jornal britânico The Telegraph sugere, com alguma ironia, que Bruxelas guarde a bandeira, no caso de Porto Rico, território atualmente sob dependência norte-americana, venha a transformar-se no 51º estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR