786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Há uma nova forma de ver jogos de futebol. É pelo Facebook live

Este artigo tem mais de 5 anos

As transmissões "pirata" de futebol são cada vez mais comuns no Facebook, através dos vídeos em direto. Só o Barcelona-Real Madrid foi visto por 700 mil pessoas. Facebook sabe do problema.

A nova forma de ver jogos de futebol ganha milhares de fãs todos os dias, mas a prática não deixa de ser ilegal
i

A nova forma de ver jogos de futebol ganha milhares de fãs todos os dias, mas a prática não deixa de ser ilegal

A nova forma de ver jogos de futebol ganha milhares de fãs todos os dias, mas a prática não deixa de ser ilegal

Quando não temos em casa o pacote de canais desportivos onde passam as principais ligas de futebol do mundo, recorremos à casa do amigo, ao café e, cada vez mais, aos canais pirateados na Internet. Mas até isso parece ultrapassado, fora de moda. Agora o que está em alta é o Facebook live, que conta com centenas de milhares de espetadores. Tudo se baseia na nova ferramenta que o Facebook disponibiliza: o live, ou seja, a opção de poder transmitir ligações em direto. Assim, os jogos de futebol são pirateados e transmitidos através de uma página de Facebook.

O jornal espanhol El País fez um trabalho exaustivo sobre o tema e analisou exemplos de páginas espanholas dedicadas ao futebol que utilizam a nova ferramenta do Facebook para transmitir os jogos. É o caso do Capitanes del Fútbol. A única condição para poder ver jogos de futebol de forma totalmente gratuita é colocar gosto na página em questão. A partir daí fica-se apto a ver a Liga Espanhola, jogos da Liga dos Campeões ou até a Premier League. No entanto, como qualquer site pirateado, a nova forma de ver futebol viola leis e direitos.

E se os canais originais de transmissão ficam a perder com esta nova forma de pirataria, as páginas em questão recebem centenas de milhares de visualizações no direto. A publicação espanhola deu como exemplo o último clássico espanhol, ocorrido a 3 de dezembro do ano passado. O jogo que opôs o Barcelona ao Real Madrid em Camp Nou – e que terminou empatado com um golo para cada lado – teve uma audiência esmagadora com mais de 700 mil pessoas a acompanhar o jogo através de um direto do Facebook. Os próprios responsáveis pela páginas estavam estupefactos com o sucedido e agradeceram no fim aos espetadores do seu live.

DR. El País

As autoridades já deram conta do sucedido, mas a página em questão permanece ativa, com publicações constantes de fotografias, pequenos vídeos ou frase. Outra estratégia é ativar e encerrar constantemente as páginas contornando o facto de serem bloqueadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo que não consiga impedir esta nova forma de pirataria, ela já é conhecida do Facebook. Em abril de 2016, a empresa fundada por Mark Zuckerberg anunciava o lançamento da ferramenta Rights Manager, à qual os administradores de páginas do Facebook teriam acesso. O que o Rights Manager tornou possível foi comparar “cada vídeo do Facebook Live” com aqueles que os verdadeiros produtores dos vídeos registam com sendo seus. “Se verificamos que há uma coincidência, interromperemos esse vídeo em direto”, lê-se nessa nota.

Uma página de extensão à Capitanes del Fútbol, a Capis TV2, avisou os seus seguidores, por exemplo, da transmissão dos jogos da semana passada referentes à Liga dos Campeões:

No entanto nem tudo é ilegal. A liga espanhola aderiu este fim de semana a esta nova forma de transmissões… mas só à sexta.-feira. No passado dia 17, o jogo que abriu a jornada espanhola foi transmitido pela primeira vez em direto na página oficial da liga espanhola. O jogo em questão foi o Granada – Real Betis (de Sevilha). O jogo terminou com uma goleada do Granada sobre o Betis por 4-1.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora