Superdesportivo que promete elevar a um novo patamar as capacidades dos modelos de Sant’Agata Bolognese, o Lamborghini Huracán Performante acaba de ser “apanhado”, ainda na fase de protótipo mas já sem praticamente qualquer camuflagem, por uma objectiva. Nada mais, nada menos, que em Portugal.

Com apresentação mundial agendada para o próximo Salão Automóvel de Genebra, cujas portas abrem em Março, o futuro “touro bravo” da Lamborghini foi avistado (e captado) por um elemento da página de Facebook ‘SuperCars in Portugal‘. A foto revela o superdesportivo numa versão de quase produção, envergando como cor exterior um discreto preto mate.

O futuro modelo da Lamborghini apresenta como principais novidades não só o facto de ser construído quase exclusivamente em compósitos de fibra de carbono, mas também descartar o convencional sistema hidráulico responsável pela inclinação da asa traseira em função da velocidade, trocando-o por motores controlados electronicamente, capazes de abrir ou fechar os flaps de forma consideravelmente mais rápida. Estas duas soluções fazem parte de uma tecnologia recentemente desenvolvida pelo fabricante italiano, a que foi dado o nome de “Aerodynamica Lamborghini Attiva”, e que será estreada, precisamente, neste Huracán Performante.

Ainda sobre este pacote aerodinâmico, importa referir que entra em acção quando a velocidades entre os 69 e os 310 km/h, com o propósito de tornar o Performante o mais esguio possível, aproveitando também o papel desempenhado por duas entradas de ar, posicionadas logo abaixo da tampa do V10, cada uma equipada com um conjunto de dois flaps – os quais tanto podem abrir ou fechar em conjunto, como separadamente. Ao mesmo tempo, enquanto uma das entradas de ar procura direccionar o ar fresco para o escape, a outra encarrega-se de direccionar o vento para a asa traseira, também como forma de garantir mais peso sobre o eixo de trás.

Quanto aos materiais compósitos de fibra de carbono, o objectivo da Lamborghini é a sua utilização não apenas no exterior, mas também no interior do carro, visando assim uma substancial redução de peso, que poderá mesmo chegar aos 41 kg.

Por outro lado, a par da redução no peso, os rumores falam num aumento da potência do 5,2 litros a gasolina naturalmente aspirado, na ordem dos 40 cv. O Performante deverá valer-se ainda de uma caixa de velocidades mais rápida, um novo sistema de escape, pneus sob medida e uma suspensão reformulada.

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