Umas vezes por sorte, outras por cinismo, agora simplesmente porque foram melhores. A história das equipas portuguesas contra conjuntos italianos nunca foi um exemplo e hoje não escapou a essa regra: a Juventus, beneficiando de duas precipitações que valeram o vermelho a Alex Telles logo aos 27′, ganhou no Dragão ao FC Porto por 2-0 com golos dos suplentes Pjaca e Dani Alves, quase garantindo a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Para os dragões, foi a 12.ª derrota em 29 partidas frente a italianos.

Os azuis e brancos já tiveram grandes momentos frente a transalpinos: o triunfo por 2-0 com a Roma em 1981/82, na Taça das Taças; a vitória fora por 3-2 frente ao AC Milan, na fase de grupos da Champions de 1996/97; a goleada por 4-1 diante da Lazio na caminha triunfal da Liga Europa em 2002/03; o recente sucesso por 3-0 em Roma, que valeu o acesso à Liga dos Campeões. Mas por norma, dão-se mal. Sobretudo com a Juventus, a quem nunca conseguiram ganhar: três derrotas (uma delas na final da Taça das Taças de 1984) e um empate a zero.

Mas este é um mal praticamente transversal a quase todas as equipas portuguesas, de Benfica a Sporting passando por Boavista, V. Setúbal, V. Guimarães, P. Ferreira, Marítimo ou Belenenses. Todos menos… o Sp. Braga: os arsenalistas são os únicos com saldo positivo. O zerozero.pt tinha feito o levantamento durante o dia, mas o mais impressionante é que em três eliminatórias contra transalpinos conseguiram ser apurados… três vezes.

130

As equipas portuguesas já defrontaram conjuntos italianos 130 vezes nas várias competições europeias, tendo um saldo claramente negativo: 33 vitórias, 33 empates e 64 derrotas.

Na primeira vez que defrontaram um conjunto italiano, os minhotos venceram na primeira eliminatória da Taça UEFA de 2006/07, com um triunfo caseiro por 2-0 e uma derrota forasteira após prolongamento por 2-1. Ainda na mesma época, o Sp. Braga passou o Parma nos 16avos-de-final, com duas vitórias por 1-0 (a última com golo de Diego Costa, agora no Chelsea).

Após uma derrota pela margem mínima frente ao AC Milan, na fase de grupos da Taça UEFA de 2008/09, novo confronto com transalpinos em 2012/13 e… nova passagem: após dois empates a uma bola, os bracarenses superaram a Udinese nas grandes penalidades e garantiram o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões dessa temporada.

Para o FC Porto, a eliminatória está quase perdida. Ainda assim, faltam 90 minutos em Turim. O tempo suficiente para arriscar, pelo menos, a primeira vitória de sempre com a Juventus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR