A iniciativa foi promovida pelo Partido Popular Europeu (PPE) e está ser dinamizada pelo PSD e pelo PP espanhol, mas é aberta a qualquer jovem que tenha entre 18 e 25 anos que cumpra os critérios da organização. Por Alcalá de Henares, a 40 quilómetros de Madrid, vão passar vários membros do Governo espanhol, incluíndo Mariano Rajoy, que encerra as jornadas europeias com Pedro Passos Coelho. O convite tem todos os custos pagos pelo PPE.

15 vagas guardadas para jovens portugueses (que se juntarão a outros 35 espanhóis), desde que cumpram os três requisitos estabelecidos pela organização:

  1. Ser estudante universitário no últimos dois anos da licenciatura ou frequentar um curso de pós-graduação;
  2. Ter bom conhecimento do inglês falado e escrito;
  3. Ter até 25 anos.

Durante quatro dias (entre 20 e 23 de abril), os jovens ibéricos vão poder participar em mesas-redondas e debates e ouvir palestras sobre temas que vão do terrorismo aos nacionalismos que florescem na Europa, das mudanças climáticas à inovação científica e tecnológica e ainda do emprego à demografia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O programa final não está fechado, mas é garantido que no último dia do encontro vão estar na cidade universitária de Alcalá de Henares, nos arredores de Madrid, o presidente do Governo de Moncloa, Mariano Rajoy, e Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro e presidente do PSD, que farão os dicursos de encerramento.

Para além de Rajoy e Passos Coelho no dia do encerramento, constam dos oradores os nomes dos ex-ministros Miguel Poiares Maduro e Jorge Moreira da Silva, de vários eurodeputados portugueses e espanhóis e de muitos ministros do Governo de Rajoy. Os eurodeputados Ana Mato, do PP, e Carlos Coelho, reitor da Universidade de Verão do PSD, são os principais promotores da Escola Europa.

Apesar de estar ligado ao PPE, elementos da organização garantem ao Observador que ser membro da juventude social-democrata ou mesmo da juventude centrista não é critério de preferência para a escolha dos jovens a integrar o grupo. Os candidatos serão “selecionados em função do seu currículo e proposta de candidatura”, abertas até 3 de março, pode ler-se no site da iniciativa.

E a experiência pode não ficar por Espanha. “De entre os participantes, serão selecionados alguns para um curso de formação intensivo no Parlamento Europeu, em Bruxelas”, acrescenta a organização.