Os contribuintes que vão ser abrangidos pela declaração automática de IRS podem receber o reembolso do imposto em 15 dias, adiantou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, na quarta-feira, aquando da apresentação do balanço do programa Simplex+. Vão ser cerca de 1,8 milhões os contribuintes que, este ano, não terão de se preocupar em preencher a a declaração habitual de impostos, explica o Diário de Notícias.

“[O processamento do reembolso demorará] bastante menos do que isso [um mês]. Esperamos que para o universo que tem acesso ao IRS automático e que faça esta validação [da declaração], o prazo do reembolso seja cerca de metade ou menos do prazo médio que hoje em dia existe para os reembolsos”, afirmou o secretário de Estado, citado pelo Diário de Notícias. O prazo para reembolso costuma ser de 30 dias, mas, no ano passado, foi ligeiramente maior: 36 dias.

Para o ano, o Governo estima que a medida abranja cerca de 5 milhões de contribuintes. A partir de abril, a declaração automática – que já não é preciso preencher nem esperar pela validação central – chega aos trabalhadores que, no ano passado, tenham sido contratados por conta de outrem ou que sejam pensionistas. A ideia é depois alargar aos trabalhadores com filhos.

Quem quiser optar pela tributação conjunta – com o cônjuge ou parceiro/a em união de facto – pode fazê-lo, como já era possível na declaração habitual.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR