Com o renovado Octavia a ser apresentado à imprensa internacional em Portugal, o Kodiaq (o seu primeiro SUV) prestes a chegar ao mercado, e o citadino Citigo já confirmado para o Salão de Genebra com uma série de melhorias, a Skoda não pára. Faz agora saber que também os Rapid e Rapid Spacebak foram renovados, tendo apresentação oficial marcada para o certame helvético.

A estética renovada, os novos conteúdos em termos de segurança e conectividade e uma gama de motores revista são as principais novidades para conhecer na nova geração dos compactos checos, disponíveis no mercado na próxima Primavera.

Visualmente, as principais alterações podem ser encontradas na frente, graças aos faróis de nevoeiro de novo desenho e à secção inferior do pára-choques redesenhada, bem como à faixa cromada que, a partir do nível de equipamento Style, une as ópticas frontais bi-Xénon com luzes diurnas por LED e assistente de máximos. Ao mesmo tempo, os farolins traseiros são agora escurecidos (por LED em opção), existem jantes de novo desenho (de 15, 16 e 17”) e o Rapid Spaceback passa a contar com um óculo posterior de maiores dimensões.

Já na gama de motores, o destaque vai para a introdução do três cilindros turbocomprimido de injecção directa 1.0 TSI, disponível em dois níveis de potência: a versão de 95 cv permite ao Rapid anunciar 187 km/h de velocidade máxima, 11,0 segundos nos 0-100 km/h e um consumo combinado de 4,4 l/100 km, com a variante de 110 cv a garantir uma velocidade máxima de 200 km/h, 9,8 segundos nos 0-100 km/h e um consumo combinado de 4,5 l/10 km. Estão ainda disponíveis na gama dos modelos checos os conhecidos 1.4 TSI de 125 cv, 1.4 TDI de 90 cv e 1.4 TDI de 116 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No habitáculo, e em termos visuais, pouco mais há a referir que as novas inserções embelezadoras nas portas, e as saídas de ventilação redesenhadas.

Mais substanciais, os novos argumentos introduzidos no domínio da conectividade, seja o hotspot wi-fi ou os serviços Infotainment Online e CareConnect, sem esquecer as ligações Apple CarPlay, Android Auto, MirrorLink e SmartGate para telemóveis.

Uma palavra final para os dispositivos de segurança. São de série o ESP, o sistema de monitorização da pressão dos pneus e o sistema de travagem destinado a evitar colisões múltiplas em caso de acidente. Estando ainda disponíveis o alerta de fadiga do condutor, as luzes de nevoeiro com função de curva e o assistente aos arranques em subida.