Uma conferência de doadores para as vítimas do grupo ‘jihadista’ Boko Haram na Nigéria e países próximos terminou esta sexta-feira em Oslo com a promessa de 633 milhões de euros de 14 países e a ausência dos Estados Unidos. O total, anunciado em dólares (672 milhões) pela Noruega, destina-se a uma região onde, segundo a ONU, 10,7 milhões de pessoas precisam de ajuda de emergência.

Os Estados Unidos, cujo novo presidente, Donald Trump, anunciou a intenção de reduzir a ajuda internacional, não apresentaram qualquer promessa na conferência. “Os Estados Unidos disseram que comunicariam posteriormente a sua contribuição, portanto ela não foi contabilizada” no valor avançado à imprensa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros norueguês, Borge Brende.

A ONU estimou que a ajuda necessária para 2017 para a região do lago Chade, rodeado pela Nigéria, Níger, Camarões e Chade, ascende a 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros). Dos 672 milhões de dólares (633 milhões de euros) prometidos esta sexta-feira em Oslo, apenas 457 milhões (430 milhões de euros) são relativos a 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR